O trabalho “Futebol, Espetáculo e Mercado Esportivo na Cidade de Belo Horizonte: uma Análise Contextual do Fenômeno”, de co-autoria do professor doutor Georgino Jorge de Souza Neto, da Unimontes, é uma das seis pesquisas brasileiras selecionadas para o 56º Congresso Internacional de Americanistas (ICA/2018).
Um dos mais tradicionais eventos mundiais sobre interdisciplinaridade e inclusão, o ICA/2018 acontecerá entre os dias 15 a 20 de julho, na Universidade de Salamanca (Espanha), e dá oportunidade de divulgação à produção da pós-graduação em História, Sociologia, Antropologia, Comunicação e Educação Física nos países da América do Norte, Central, do Sul e no Caribe.
Conforme o pesquisador, que integra o quadro docente do Departamento de Educação Física e do Desporto, a pesquisa foi produzida em conjunto com a professora Sarah Teixeira Soutto Mayor, numa compilação das teses de cada um defendidas no doutorado em “Estudos do Lazer”, pela UFMG. Conforme a programação do congresso espanhol, o estudo está vinculado ao simpósio “Estudo do Esporte e das Práticas de Diversão”, coordenado pelo também brasileiro Victor Andrade de Melo (UFRJ) e que integra o eixo temático “Estudos Sociais”.
Em resumo, o estudo faz uma associação sobre o profissionalismo do futebol em Minas Gerais com a história dos estádios na Capital Mineira, desde a primeira década do século passado.
“Em linhas gerais, analisamos a lógica do profissionalismo: para crescer e atender às exigências da nova gestão do futebol era preciso ter estádios maiores e melhores”, explica Georgino Neto, que teve como orientador o professor Sílvio Ricardo da Silva.