Grupo da Unimontes durante uma das visitas na capital mineira (foto: divulgação)

Conteúdo do Site Antigo

Professores e acadêmicos de artes visuais cumprem roteiro de visitas a museus mineiros

By DTI

May 24, 2013

Para aprofundar o conhecimento acerca da produção artística contemporânea em níveis nacional e internacional e, ainda, promover ações de vivência e experiência para os futuros profissionais da área, professores e acadêmicos do curso de Artes/Visuais, da Universidade Estadual de Montes Claros, cumpriram um roteiro de visitas a museus e espaços culturais em Belo Horizonte e de outras cidades mineiras.

O período de visitação, entre os dias 13 e 19 de maio, coincidiu com a realização da 11ª Semana de Museus em todo o País – alusiva à comemoração ao Dia Internacional de Museus. O grupo da Unimontes pode conhecer o Centro de Arte Contemporânea e Jardim Botânico (Inhotim), localizado em Brumadinho; o Museu Artes e Ofícios (MAO), Museu Inimá de Paula e o SESC Palladium, esses na capital do Estado.

Conhecer processos

Segundo o professor Eduardo Moura, que coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Artes Visuais, a visita aos museus teve também como finalidade “proporcionar aos participantes o conhecimento de processos, materiais, técnicas, história e teoria das artes visuais, a fim de integrá-los às ações pedagógicas que serão realizadas no ensino da disciplina na educação básica”.

O grupo contou com 26 integrantes. Dois professores da educação básica que trabalham junto ao PIBID/Unimontes nas escolas públicas do CAIC do bairro Maracanã e EE Eloy Pereira, também cumpriram o roteiro de visitas.

“Ações como essas contribuem para formar profissionais que compreendam os processos de construção, produção, sistematização e seleção dos conhecimentos necessários para a atuação ética, competente e crítica no ensino das Artes Visuais”, finaliza Eduardo Moura.

O PIBID/Artes Visuais, da Unimontes, que é desenvolvido nas escolas públicas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), do CAIC do bairro Maracanã, e na Escola Estadual Eloy Pereira, reúne um coordenador, dois professores da educação básica e quinze acadêmicos.