Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Professores da Unimontes são homenageados com Medalha Helena Antipoff

Em solenidade presidida pelo vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, sete professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram condecorados nesta terça-feira (29/11) com a Medalha Helena Antipoff de Ensino Superior, instituída pelo Governo de Minas por intermédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

A medalha foi criada neste ano para homenagear os docentes que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino superior em Minas Gerais. Foram condecorados os professores Carlos Alberto Meira, Eustáquio Xavier Silveira, Eli Pereira de Oliveira, Ionete de Magalhães Souza, Luzimara Braz Silveira Machado, Marcos Aurélio Durães Veloso e Rosina Rabelo Nuzzi Ribeiro.

A solenidade fez parte das atividades de encerramento do Congresso Mineiro de Ensino Superior, no Auditório Presidente Juscelino Kubistchek, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. A Sectes promoveu, também, o lançamento do Selo Universidade Cidadã, que premiará, no próximo ano, as instituições de ensino superior de Minas Gerais que têm ações consolidadas na área de extensão, promovendo a cidadania e a transferência de conhecimento para a sociedade.

“Sabemos que muitas universidades já desenvolvem esta ação no Estado, mas queremos fazer esse reconhecimento através do Selo Universidade Cidadã”, enfatizou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deputado Narcio Rodrigues. Nesse sentido, 15 projetos da Unimontes foram apresentados durante o Congresso.

HELENA ANTIPOFF – Psicóloga e pedagoga de origem russa, Helena Antipoff após obter formação universitária na Rússia, Paris e Genebra, se fixou no Brasil a partir de 1929 graças a convite do governo do estado de Minas Gerais, no contexto da operacionalização da reforma de ensino. Pesquisadora e educadora de criança portadora de deficiência, Helena Antipoff foi pioneira na introdução da educação especial no Brasil. Seu trabalho no País é continuado pela Fundação Helena Antipoff.