Foi eleita a nova diretoria da Associação Nacional de História (Anpuh) – Regional de Minas Gerais – para a gestão 2016/2018, composta por professores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com isto, a diretoria mineira da entidade passa a ser sediada no município de Montes Claros – pelos próximos dois anos.
Para a presidência da seção da Anpuh/Minas Gerais foi escolhida a professora Helena Amália Papa, que tem como secretária a professora Cláudia de Jesus Maia e como tesoureiro o professor Laurindo Mékie Pereira, todos do Departamento de História da Unimontes. Até então, a diretoria da seção regional da entidade era sediada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba.
A professora Cláudia de Jesus Maia destaca que o fato de a Unimontes sediar a diretoria da seção mineira da Anpuh é de grande relevância para a Universidade. “A Anpuh é uma associação criada há 55 anos, com grande reconhecimento no meio acadêmico. A instalação da seção regional em Montes Claros dará maior visibilidade ao nosso curso de História. Além disso, contribui para a divulgação dos trabalhos e pesquisas desenvolvidas pela universidade na área”, afirma Cláudia Maia.
OBJETIVOS DA ASSSOCIAÇÃO
Fundada em 19 de outubro de 1961, em Marília, no interior de São Paulo, a Associação Nacional de História atua em prol da melhoria do ambiente profissional da graduação e da pós-graduação em História. A entidade tem como principais objetivos “o aperfeiçoamento do ensino de história em seus diversos níveis” e “o estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História”. Outra meta é a defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos e do livre exercício das atividades dos profissionais do setor.