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Professores da educação básica podem participar do PIBID e da Residência Pedagógica, na Unimontes

By Christiano Lopes Jilvan

September 10, 2020

Vagas em chamamento público são para as funções de supervisores e preceptores, com pagamento de bolsas durante 18 meses

Os professores de educação básica que atuam na área de abrangência da Universidade Estadual de Montes Claros – Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha – podem participar do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica.

A Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes, por meio da Assessoria de Projetos Especiais, publicou os editais de chamamento público para a seleção de supervisores e de preceptores para os dois programas. Podem participar professores das 104 escolas públicas da rede básica que são parceiras da Universidade.

O prazo de inscrição termina em 20 de setembro e, diante do período de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19, todo o processo para a seletiva segue o formato virtual. AcesseEditais e anexos I e II

A participação é restrita aos professores em efetivo exercício, das escolas parcerias, que possuem formação na área de atuação do subprojeto do PIBID e ou da Residência Pedagógica. O professor supervisor/preceptor atuará por um período de 18 meses recebendo uma bolsa de R$ 765,00 mensais.

FUNÇÕES

O PIBID e a Residência Pedagógica são programas oficiais do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo de incrementar e fortalecer a formação acadêmica nos cursos de licenciatura em universidades públicas.

Por sua vez, a Universidade abre parcerias com escolas públicas estaduais e municipais para que sejam espaços de atuação dos universitários bolsistas e, por isso, a demanda por supervisores e preceptores do corpo funcional destes educandários.

Em geral, os supervisores e os preceptores contribuem diretamente no estreitamento das relações teoria-prática entre universidade/escola, além de ajudar no planejamento, na elaboração, na execução, no acompanhamento da prática pedagógica e orientação dos universitários bolsistas, assim como na avaliação das atividades realizadas no âmbito dos dois programas, dentre outros pontos.