A professora Lívia Maris Ribeiro Paranaíba recebeu premiação nacional da SBPqO (Alcino Moura Júnior)

Conteúdo do Site Antigo

Professora da Unimontes premiada na Reunião Anual da SBPqO

By DTI

September 12, 2011

A professora Lívia Maris Ribeiro Paranaíba, integrante do corpo docente do departamento de Odontologia e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi premiada durante a 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), realizada no período de 2 a 6 de setembro, em Águas de Lindóia (SP). Ela obteve o 1º lugar na categoria “Apresentação Oral da Área 7 – Patologia Oral”.

O estudo premiado representa parte de sua tese de doutorado defendida no segundo semestre do ano passado, na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), ligada à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O trabalho é intitulado “Associação de polimorfismos gênicos em brasileiros com fissura labial e/ou palatina não-sindrômica” e contou, ainda, com a participação dos professores Mário Sergio Oliveira Swerts, Hercílio Martelli Júnior e Ricardo Della Coletta.

De acordo com Lívia Maris Paranaíba, o estudo é parte de uma parceria entre a FOP-Unicamp, a Universidade Estadual de Montes Claros e a Universidade de Alfenas (Unifenas). A premiação foi de R$ 1,5 mil para os autores e de R$ 5 mil para a instituição – representada em produtos odontológicos.

Ainda conforme explica a pesquisadora, o trabalho premiado na Reunião Anual da SBPqO “aborda as variações polimórficas em genes relacionados ao desenvolvimento crânio-facial”. E completa: “durante o estudo, foram analisados cinco genes e foi identificado que um deles apresentava o polimorfismo ligado à proteção do desenvolvimento da fissura lábio palatina. Esse gene é chamado TBX1 e está relacionado a uma síndrome, chamada de Síndrome da deleção 22q11.2”.