A professora Cláudia de Jesus Maia, do corpo docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi nomeada como coordenadora adjunta de Programas Acadêmicos da Área de Avaliação de História da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O ato de designação, assinado pela presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em História da Unimontes, da qual também é egressa, a professora Cláudia Maia criou o Grupo de Pesquisa Gênero e Violência (GPEG) na instituição. Possui pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa e concluiu o doutorado em História pela Universidade de Brasília (UNB), quando ampliou conhecimentos na área com experiência (período sanduiche) na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (École des Hautes Études en Sciences Sociales), em Paris.
A professora Cláudia Maia destaca que a nomeação para o cargo em nível nacional representa um desafio a ser enfrentado com muita responsabilidade. Ela lembra que, atualmente, existem 82 programas de Pós-graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados) em História no país. O setor da Capes para qual ela foi designada define as diretrizes dos programas de pós-graduação em História, fazendo as avaliações periódicas dos cursos de mestrado e doutorado, bem como dos livros da área.
A nova coordenadora adjunta de Programas Acadêmicos de História da Capes ressalta que sua nomeação para o cargo também representa uma conquista para a Unimontes. “Acredito que é um fato muito importante para a Unimontes, pois, além de projetá-la no cenário nacional, é um reconhecimento da sua importância como uma instituição de ciência e tecnologia consolidada e respeitável”, observa.
“Pela primeira vez, uma docente da Unimontes integra uma coordenação de área de Capes. Isso certamente abrirá caminho para outros e outras docentes da instituição”, ressalta a doutora em História.
Ela salienta que a sua experiência na Universidade Estadual de Montes Claros contribuiu para a sua escolha para a destacada função na Capes. “Eu fui coordenadora do Programa de Pós-graduação em História da Unimontes de 2018 a 2021, e como tal, eu participei do processo de construção dos indicadores da avaliação da última quadrienal isso me proporcionou certa expertise nesse processo, o que certamente ajudará bastante na minha função atual”, afirma a professora Cláudia Maia, lembrando que, no ano passado, coordenou a Câmara de Ciências Humanas e Educação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o que agregou valor na sua experiência na avaliação de projetos e na gestão científica.
Reitor enaltece nomeação da professora Cláudia Maia para a Capes
A nomeação da professora Cláudia Maia como coordenadora adjunta de Programas Acadêmicos da Área de Avaliação de História da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi enaltecida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago. Ele destaca que a escolha da docente para a importante função é um reconhecimento à competência e aos avanços da pós-graduação na instituição.
“A nomeação da professora Cláudia Maia para exercer a importante função na Capes na coordenação adjunta de Programas Acadêmicos da Área de História é um indicativo de que a Unimontes está no caminho certo, demonstrando o reconhecimento da importância da pós-graduação para fortalecimento de todas as áreas de atuação de uma universidade. Representa também o reconhecimento da excelência do trabalho de pesquisadores e pesquisadoras como a professora Cláudia Maia”, avalia o reitor.
Currículo da professora Cláudia Maia
Graduada em História pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a professora Cláudia de Jesus Maia possui pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa. É doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História da Unimontes, ela já exerceu diversas funções na universidade, onde implantou e coordena o Grupo de Pesquisa Gênero e Violência (GPEG). Também é idealizadora e coordenadora do Observatório Norte-Mineiro de Violência de Gênero. Além disso, organizou os livros “Mulheres, violência e Justiça no norte de Minas”, “História das Mulheres e do gênero em Minas Gerais”, “Gênero, insubmissão e violência” “Sexualidades Insubmissas: contribuições aos estudos feministas e queer”.