Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Professor José Geraldo de Freitas Drumond será o patrono geral na solenidade de graduação

Será realizada nesta quinta-feira (18/12), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves (Bairro Monte Carmelo), às 20 horas, a colação de grau unificada da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que terá como patrono geral o ex-reitor da instituição, professor e médico José Geraldo de Freitas Drumond. Durante a solenidade, que será presidida pelo reitor João dos Reis Canela, serão graduados os novos profissionais de 14 cursos ministrados no campus-sede.

A escolha do professor José Geraldo de Freitas Drumond como patrono geral foi feita em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao ensino superior público do Norte de Minas. Ele assumiu a direção-geral da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) em abril de 1988. Durante a sua gestão, a antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes, por intermédio da Constituição Mineira, promulgada em 21 de setembro de 1989.

Ainda sob o comando do então reitor José Geraldo Drumond, a instituição experimentou uma grande expansão, a partir do seu reconhecimento federal como universidade, oficializado em julho de 1994. Naquele período, também foi conquistada a gratuidade no ensino superior na região.

A partir de 1995, com o reconhecimento federal, a Unimontes começou a criar cursos fora de Montes Claros, sendo que, atualmente, conta com 12 campi nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha, mantendo ainda dois núcleos avançados, em Joaíma (Jequitinhonha) e Pompéu (região Central do Estado).

Com a transformação da FUNM na Unimontes, José Geraldo Drumond continuou à frente da instituição na condição de “reitor pró-tempore”. Em dezembro de 1998, iniciou um novo mandato após participar das primeiras eleições para formação da lista tríplice para reitor e vice-reitor, realizadas em setembro de 1998. Drumond continuou na direçao do ensino superior público do Norte de Minas até dezembro de 2002. Na sequência, também exerceu a função de presidente a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Mineiro de Barra Longa, o professor José Geraldo de Freitas Drumond é doutor em Ciências do Desporto. É membro titular de nove associações, academias e sociedades científicas – nacionais e internacionais – e já presidiu a Sociedade Ibero-americana de Direito Médico. Atuou como médico legista e é autor (e co-autor) de dezoito publicações científicas.