O professor Cledinaldo Aparecido Dias, do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é um dos vencedores do Prêmio UnB de Pós-Graduação 2022, promovido pela Universidade de Brasília. Ele conquistou menção honrosa na categoria de Pós-Graduação em Administração na grande área de Ciências Sociais Aplicadas.
A entrega da premiação acontecerá na próxima terça-feira (06/12), na sede da UnB (Campus Darcy Ribeiro), em Brasília.
O docente da Unimontes teve indicada para a premiação a tese de doutorado de sua autoria, intitulada “Adoecimento e retorno ao trabalho após transtorno mental: um estudo com policiais militares do Distrito Federal à luz da Sociologia Clínica”. Ele defendeu a tese ao concluir, em 2020 (durante a pandemia da COVID-19), o curso de doutorado dentro do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnB), tendo como orientador o professor Marcus Vinicius Soares Siqueira, da UnB.
A pós-graduação Stricto sensu em Administração foi oferecida por intermédio do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), viabilizado a partir de parceria entre a Unimontes e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Face) da Universidade de Brasília (UnB), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O autor da tese premiada, que também é psicólogo, explica que o estudo enfoca o adoecimento mental vinculado ao trabalho, com ênfase no retorno do policial às suas atividades após transtornos dessa natureza.
O objetivo foi analisar como o contexto do trabalho da Polícia Militar do Distrito Federal influencia o retorno do policial ao trabalho depois de afastamento por transtorno mental, perfazendo elementos de sua organização para trabalhar, suas condições e fatores socioprofissionais.“A tese trata-se de um estudo etnográfico onde o professor optou por se inserir nas atividades dos serviços psicológicos oferecidos pela PMDF e revelar os fatores desencadeadores do adoecimento mental e as dificuldades enfrentadas pelos policiais, após um período de afastamento do trabalho”, afirma o professor Cledinaldo Dias.
“Os resultados obtidos refletem a relação direta entre a organização do trabalho militar e os conflitos interpessoais, a fragilização dos laços sociais e os abusos do poder, advindos do modelo hierárquico tradicional como desencadeadores do adoecimento mental e dificultadores para o retorno ao trabalho”, pontua o professor e psicólogo.
Indicação para Prêmio da Capes/MEC
Em 2021, o estudo sobre o “Adoecimento e retorno ao trabalho após transtorno mental: um estudo com policiais militares do Distrito Federal à luz da Sociologia Clínica” foi indicado para o Prêmio Capes de Tese, promovido pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A indicação foi feita pela coordenação do PPGA/UnB), após seleção interna, presidida pela professora doutora Marina Figueiredo Moreira e composta por mais dois professores avaliadores.Em 2022, a tese do professor da Unimontes foi indicada novamente pela coordenação do PPGA/Unb para participar do Prêmio UnB de Pós-Graduação. A iniciativa visa “coroar a excelência da produção acadêmica dos programas de pós-graduação Stricto sensu e dos cursos de pós-graduação Lato sensu desenvolvidos na Universidade de Brasília no período de 2020 a 2022, dando visibilidade a trabalhos das diversas áreas do conhecimento.
CURRICULO DO PROFESSOR CLEDINALDO DIAS
O professor Cledinaldo Aparecido Dias graduou-se em Administração pela Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e em Psicologia pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (Fip-Moc). É doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/UnB) e mestre em m Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).Ele tem especialização em Gestão Estratégica em Marketing pela UFSJ e em Educação à Distância pela Universidade Estadual de Montes Claros. Além de docente da Unimontes e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele já foi delegado do Conselho Regional de Administração de Minas Gerais (CRA-MG).Cledinaldo Aparecido Dias também é pesquisador do Núcleo de Diversidade e Crítica Organizacional, da Universidade de Brasília. Sua atuação volta-se para temáticas sobre Saúde Mental e Trabalho, Comportamento Organizacional e os Afetos e emoções na Sociedade Moderna.