Conteúdo do Site Antigo

Professor da Unimontes ministra palestra em Portugal

By DTI

December 05, 2017

O professor Cleuber Vieira, do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), será um dos palestrantes no Seminário “Desenvolvimento Sustentável, Investimento Público e Política Energética– O Caso do bem-estar do Brasil e Minas Gerais”. promovido pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg), da Universidade de Lisboa. O evento será nesta quinta-feira (07/12). 

Um dos palestrantes do evento será o ministro da Infraestrutura de Portugal, professor Antonio Augusto de Ascenção Mendonça, juntamente com o professor Joaquim Ramos Silva, chefe do Departamento de Economia do Iseg/Universidade de Lisboa. O professor Cleuber Vieira é doutorando em Economia no mesmo instituto português.   

O docente irá participar de debate com o ministro Antonio Augusto de Ascenção Mendonça e com o professor Joaquim Ramos da Silva sobre o investimento em política energética no Brasil. Será abordada a realidade brasileira na área energética.

Cleuber Vieira realiza estudos sobre os problemas enfrentados pelo Brasil desde a crise energética de 2001. Conforme divulgação feita pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, o objetivo é que os estudos do representante da Unimontes “possam auxiliar Portugal a compreender a sua atual crise energética que começou a ser sinalizada em 2017, com a queda acentuada dos seus reservatórios de água e que, a partir de janeiro de 2018, não gerará internamente a energia necessária para suprir a sua demanda”. 

O trabalho do professor Cleuber Vieira é enaltecido pelo chefe do Departamento do Iseg/Universidade de Lisboa, professor Joaquim Ramos Silva. “A investigação que o professor Cleuber vem realizando pode ajudar em muito Portugal a se antecipar com problemas vindouros no campo energético”, afirma Joaquim Ramos. Ele lembra que a matriz energética é estratégica para a economia do país e os estudos do professor da Unimontes demonstram como devem conduzidos os investimentos no setor.