Integrante do departamento de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o professor e contador Paulo César Gonçalves de Almeida foi eleito como representante de Minas Gerais para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O processo eleitoral foi realizado nos dias 3 e 4 deste mês, com a definição dos novos conselheiros para o mandato de quatro anos – 1º de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2015.
É a primeira vez que um contador do Norte de Minas assume uma cadeira na entidade federal, formada por 54 conselheiros (dois de cada unidade da federação). Entre janeiro de 1998 e dezembro de 2001, Paulo César de Almeida foi titular do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC/MG).
“É motivo de muita honra ser eleito como conselheiro do CFC. Reforço, assim, o propósito de todos os contadores mineiros, em especial das regiões do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, de maior valorização dos profissionais e da importância da formação acadêmica contínua”, disse o novo integrante do Conselho Federal de Contabilidade.
Entre 2002 e 2010, Paulo César de Almeida foi reitor da Unimontes em duas oportunidades. Professor do curso de Ciências Contábeis na Unimontes desde o período da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), foi o segundo contador do País a alcançar o reitorado em uma universidade pública.
Segundo a coordenadora administrativa do CFC, Eunice Rosa de Melo, os representantes de cada Estado são indicados à entidade federal por meio de seus delegados. Ainda segundo ela, conforme o regimento, as reuniões entre os conselheiros acontecem mensalmente (câmara e plenárias), com encontros extraordinários a partir de demandas.