Professor Lourival do Amaral recebeu a comenda Matias Cardoso nesta segunda-feira

Conteúdo do Site Antigo

Professor da Unimontes é condecorado com a Medalha “Matias Cardoso”

By DTI

December 08, 2014

O longo trabalho em prol do ensino superior no Norte de Minas rendeu ao professor Lourival do Amaral, do departamento de Ciências Econômicas da Unimontes, a homenagem do Governo do Estado com a outorga da Medalha Matias Cardoso. O professor foi condecorado em solenidade realizada no final da manhã desta segunda-feira (8/12), em Matias Cardoso, recebendo a honraria das mãos do secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antônio Rebelo Romanelli, que no ato representou o governador Alberto Pinto Coelho.

Professor aposentado da Unimontes, o economista Lourival do Amaral ocupou, por duas vezes, a presidência do Conselho Curador da Universidade Estadual de Montes Claros, além de suas contribuições como integrante do Conselho Universitário (Consu), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex) e de chefe do departamento de Ciências Econômicas.

“Essa medalha tem um valor inestimável, principalmente por se tratar de uma homenagem regionalizada e todos sabem do meu profundo apego ao sertão de Guimarães Rosa”, disse o professor. “É muito relevante esta homenagem em minha vida”, explicou.

As medalhas Matias Cardoso, outorgadas aos homens, e Maria da Cruz, outorgadas as mulheres, distinguem o mérito cívico de personalidades e entidades que, de modo relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do Estado. As medalhas integram a comemoração ao Dia dos Gerais, resultado da campanha patrocinada pelo Movimento Catrumano, que decidiu comemorar a data em 8 de dezembro, na cidade de Matias Cardoso, para marcar o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro.

É ainda uma tentativa de fomentar a revisão histórica da fundação do Estado, a partir de pesquisa desenvolvida pelo professor João Batista de Almeida Costa, da Unimontes. O Dia dos Gerais foi criado e transforma Matias Cardoso na capital mineira nesta data graças à Emenda a Constituição aprovada na Assembleia Legislativa, de autoria do deputado estadual Paulo Guedes, e que contou com o apoio de diversos parlamentares e entidades de classes do Norte de Minas.