Professor Geraldo Alemandro assina o capítulo sobre o marketing de serviços sob o contexto brasileiro (foto: Ascom Unimontes)

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Professor da Unimontes é co-autor do livro “Marketing: uma Visão Brasileira”

By DTI

August 13, 2013

O marketing de serviços sob o ponto de vista do brasileiro, com características, conceitos e peculiaridades relacionadas à cultura do País. Esta é a abordagem do professor Geraldo Alemandro Leite Filho, da Universidade Estadual de Montes Claros, no livro da Editora UFLA (Universidade Federal de Lavras). A obra é organizada pelo professor Ricardo de Souza Sette. 

“O contexto tradicional da literatura do marketing está baseado na ideologia americana. Dessa forma, procuramos abordar exemplos de aplicações no Brasil, a partir da necessidade de diferenciação do marketing de produtos e do marketing de serviços”, explica Alemandro, que é professor do departamento de Ciências Contábeis da Unimontes. Ele assina o capítulo seis, sob o título “Marketing de Serviços”.

De acordo com o professor, a pesquisa segue os preceitos do marketing como o tipo de produto, ponto de venda, preço e promoção, além do posicionamento, público-alvo e pós-venda, mas “tudo associado o estilo de vida do brasileiro”. São observados, ainda, critérios da qualidade e como propagar a satisfação do usuário.

“A literatura do marketing com foco na cultura brasileira ainda é muito incipiente; precisa evoluir. Mesmo como um assunto novo, é de grande relevância para a economia como um todo”, completa Geraldo Alemandro.

O livro “Marketing: uma Visão Brasileira” conta, ainda, com os capítulos “Cultura do Consumo”, “Equilíbrio de Mercado e Inovação”, “Marketing de Relacionamento, Social, Ambiental, Político e Internacional”, “Micro e Pequenas Empresas” e “Comércio Eletrônico”.

Os interessados podem consultar a obra no acervo da Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, no campus-sede.