O professor Expedito José Ferreira, da Universidade Estadual de Montes Claros, foi uma das 14 personalidades agraciadas pelo Governo de Minas Geraisna solenidade especial em comemoração ao Dia dos Gerais, realizada em Matias Cardoso (Norte de Minas), nessa terça-feira. A data, comemorada em 8 de dezembro, é alusiva à história do município como um dos primeiros pontos de povoamento no território mineiro. Simbolicamente, a capital do Estado foi transferida de Belo Horizonte para Matias Cardoso.
A cerimônia foi marcada pela entrega das Medalhas dos Gerais: Matias Cardoso para os homens e Maria da Cruz para as mulheres. Realizada na praça cívica em frente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a solenidade foi presidida pelo secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, que representou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.
O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, esteve presente ao evento, juntamente com diversas autoridades cívico-militares, deputados estaduais e dirigentes de órgãos e instituições públicos da região.
Entre os agraciados estiveram os secretários de Estado Paulo Guedes (Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais), Macaé Maria Evaristo dos Santos (Educação) e Luiz Tadeu Martins Leite (Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana). O promotor de Justiça Paulo Márcio da Silva, do Ministério Público do Estado em Montes Claros, também foi um dos condecorados.
Sobre a comenda, o professor considera não somente um mérito pessoal, mas também coletivo diante da participação de diversos profissionais nos projetos que desenvolve no âmbito da Unimontes. “É uma honra receber esta homenagem, um dos símbolos do Norte de Minas e que representa o espírito sertanejo de luta e de conquistas. Compartilho com as pessoas que fazem parte destes projetos nos quais também sou colaborador para a nossa Universidade”.
Leia também
- Em dia histórico, Governo de Minas Gerais anuncia investimento para região Norte (Agência Minas)
- Governo anuncia a lista de agraciados das medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz (Agência Minas)