Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Professor da Geociências lança livro sobre conflitos pela posse da terra na Amazônia

O geógrafo e professor Gustavo Henrique Cepolini Ferreira, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (Nepra), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), lança nesta terça-feira (17/4), o Atlas de Conflitos na Amazônia, às 19h30, no auditório do Prédio 3, do campus-sede. A obra reúne depoimentos relacionados à disputa de terras na região e conta o drama vivido pelos pequenos produtores na luta pelo direito à legalização de suas terras e os abusos praticados pelos latifundiários.

O livro traz detalhes dos municípios como localização e nome das comunidades, número de famílias impactadas e identidade dos grupos (posseiros, sem-terra, indígenas ou quilombolas), a partir das histórias contadas pelas regionais da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) na Amazônia.

Para a coleta do material, Cepolini contou com o alinhamento técnico do Centro de Documentação Dom Tomás Balduíno, da CPT. “Nosso objetivo foi fazer o mapeamento dos conflitos vigentes em toda Amazônia Legal dentro do trabalho de articulação das CPTs na região, além de identificar e mapear estes conflitos que estão em vigor. Alguns, inclusive, tiveram início há décadas, mas continuam em ebulição seja através da justiça ou no conflito direto por terra”, ressalta o autor.

Na noite desta segunda-feira, o Atlas foi apresentado à comunidade acadêmica do Campus da Unimontes, no Centro de Convenções de Pirapora. Cerca de 130 pessoas participaram do lançamento. Gilson Rego, da CPT de Santarém (PA), que está na agenda sobre o Atlas em Minas Gerais, falou aos participantes.

Segundo ele, vários fatores influenciam no aumento do número de desalojados entre as populações nativas da região. Empresários e o próprio Estado agem com uma grande violência, o que aumenta os conflitos pela posse da terra na Amazônia. “A cada ano, aumentam o número de assassinatos; em 2016 foram 61, em 2017 foram 70, destes, 55 na Amazônia, sendo 4 em grandes massacres. A gente percebe que o avanço do grande capital é extremamente violento e acaba em uma grande matança que atinge o trabalhador”, conclui.

PARCERIA

O Atlas de Conflitos na Amazônia é um lançamento da Editora Entremares como atividade conjunta do Departamento de Geociências, coordenação didática do Curso de Licenciatura em Geografia, Coordenação do Campus Pirapora, Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários –(Nepra), da Unimontes, e Comissão Pastoral da Terra – Articulação das CPTs da Amazônia.