Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Professor aposentado da Unimontes recebe Título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Montes Claros

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago participou nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Montes Claros, da sessão especial para entrega de Título de Cidadão Honorário a Itagiba de Castro Filho, em virtude dos relevantes serviços prestados ao município de Montes Claros.

A proposição do vereador Reinaldo Carrapicho, foi aprovada por unanimidade por todos parlamentares da Casa Legislativa e a sessão especial foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Júnior Martins, com presença do vice-prefeito de Montes Claros, professor Guilherme Guimarães, o presidente da Fundação Hospitalar de Montes Claros (Hospital Aroldo Tourinho-HAT), professor Paulo Cesar Gonçalves de Almeida; o ex-deputado estadual Carlos Pimenta; ex-deputada e reitora do Centro Universitário Funorte, Raquel Muniz, vereadores, autoridades, professores, servidores técnico administrativos e convidados.

O reitor da Unimontes professor Wagner de Paulo Santiago junto do homenageado Itagiba Itagiba de Castro Filho – Foto/crédito: Alex Sezko

Em seu discurso, o reitor da Unimontes enalteceu o professor Itagiba de Castro Filho sua trajetória de vida, dedicação e contribuição para o desenvolvimento da Universidade. “O professor Itagiba nasceu numa cidade chamada Divisa Nova, no Sul de Minas e graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Mas, na verdade, ele é montes-clarense e patrimônio da nossa Unimontes.”

“Nós só temos a reconhecer e agradecer ao professor Itagiba de Castro Filho por tudo que ele fez pela comunidade de Montes Claros, pela formação médica e pela saúde. Foram inúmeros os seus feitos como cidadão, professor e liderança da área médica. Não foi por acaso que ele chegou à presidência do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, ao qual continua oferecendo a sua contribuição como delegado regional”, enalteceu o reitor.

Em seu pronunciamento o vereador Reinaldo Carrapicho falou sobre o trabalho e contribuição do homenageado Itagiba, que exerceu cargos importantes em Montes Claros e na capital, todos eles ligados à saúde, à educação e a órgãos de classe, contribuiu e ainda contribui de maneira eficaz para o crescimento de nossa cidade, instituições de ensino e o serviço médico sejam respeitados e reconhecidos nacionalmente”.

Ele também ressaltou que Itagiba de Castro Filho ingressou Unimontes em 1972, como professor da Faculdade de Medicina (Famed), unidade da antiga FUNM, chefe de departamento (por várias vezes), diretor do Hospital Universitário Clemente de Faria (em duas gestões) e pró-reitor de Extensão. “Assim como as crianças que assistiu e viu crescer, o professor Itagiba viu de perto e acompanhou o engrandecimento da nossa Universidade, consagrando-se como um dos seus grandes benfeitores”, ressaltou o reitor.

O homenageado Itagiba de Castro – delegado regional do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais. Foto/crédito: Alex Sezko

O homenageado Itagiba de Castro agradeceu a honraria e citou como um fato ímpar na vida de um cidadão nascido em outro município e acolhido como cidadão de Montes Claros, que escolheu para constituir família e a carreira profissional. “De fato, ao rebuscar tudo que encontrei nas gavetas da minha memória, restou-me a certeza de que cumpri minha missão com dignidade, humildade e convicção de um novo desafio para dar continuidade àquilo que sempre fiz neste meu caminho, que é o de servir à causa da medicina e educação médica onde quer que eu esteja. Hoje com alegria e humildade posso afirmar que sou montes-clarense.”

Ele também destacou os tempos e conquistas através da Unimontes. “Destaco o pioneirismo da Famed, onde fui professor e gestor, ao implantar o primeiro internato rural na região de Pirapora e Bocaiuva, no ano de 1974, em parceria com o Ministério da Saúde. Iniciei os estudos para implantar o Programa de Universidade Ativa (PBL- Problem Based Learning), hoje largamente adotada em diversos cursos de Medicina do país. Nos anos de 1988 e 1989, participei ativamente da transferência do hospital da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) para a criação do Hospital Clemente de Faria (HU-Unimontes) onde tivemos várias conquistas na área da saúde”, concluiu o homenageado.