Conteúdo do Site Antigo

Produção Animal: 40 trabalhos da Unimontes serão apresentados em Congresso Nordestino

By DTI

November 08, 2012

Grande parte da produção científica da graduação e do mestrado em Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros será divulgada durante o VII Congresso Nordestino de Produção Animal, que será realizado a partir da próxima segunda-feira (12/11), na cidade de Maceió (AL). Quarenta trabalhos elaborados por professores, pesquisadores e alunos foram selecionados para apresentação durante o evento.

A promoção é da Sociedade Nordestina de Produção Animal com atividades até o dia 15 de novembro, sob o tema central “A Produção Animal no Nordeste Frente às Mudanças Climáticas”. Entre outros assuntos relevantes, será debatido o impacto do aquecimento global na produção animal na região nordestina. 

A delegação da Unimontes será formada por sete professores e vinte alunos do curso de graduação e do mestrado em Zootecnia, ministrados no campus de Janaúba. O pró-reitor de Pesquisa da Unimontes, professor Vicente Ribeiro Rocha Júnior, salientou que essa escolha dos trabalhos científicos comprova mais uma vez a qualidade das pesquisas desenvolvidas na área. 

“O Brasil aprovou neste ano o novo Código Florestal, o que reveste de maior importância os debates do Congresso Nordestino de Produção Animal”, completou o pró-reitor. Ele enfatizou ainda que o congresso proporciona a aproximação entre os diversos pesquisadores e a troca de conhecimentos, além de abrir possibilidade para o desenvolvimento de parcerias em trabalhos futuros, inclusive com instituições internacionais. 

TEMAS 

Entre os trabalhos a serem apresentados pela Unimontes no evento em Maceió destacam-se: “Parâmetros de degradação ruminal das silagens de variedades de mandioca, utilizando a técnica “in vitro” semiautomática de produção de gases”; “Rendimento e composição físico-química do queijo frescal de vacas alimentadas com níveis crescentes de uréia”; “Perdas por gases, perdas por efluentes e índice de recuperação de matéria seca das silagens de cana-de-açúcar com aditivos” e “Produção de leite com animais Girolando na região Nordeste”. 

E ainda: “Alternativas de cruzamento para produção de cordeiros no Norte de Minas”, “Composição do leite de vagas mestiças em pastagem, suplementadas com fontes de proteína de diferentes degradabilidades” e “Avaliação nutricional das silagens de seis híbridos de girassol (Hel aianthus annuus L.) cultivados sob irrigação nas condições do semiárido baiano”, dentre outros.