Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Problemas de aprendizagem e possíveis soluções em debate a partir desta segunda


será realizado na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no período de segunda-feira (21) a 24 de março, o 1º Seminário de Problemas de Aprendizagem, Diagnóstico e Tratamento. A iniciativa é do departamento de Educação, através do 8º período do curso de Pedagogia, com palestras de educadores, relatos de experiência em dilexia e apresentação do Núcleo de Sociedade Inclusiva da Unimontes (Nusi) sobre projetos especiais e acessibilidade.

As atividades serão desenvolvidas no auditório do prédio 2 do campus-sede e a solenidade de abertura acontecerá no primeiro dia do seminário, às 19 horas, seguida da palestra “Aprendizagem e Educação”, a ser proferida pela professora Andréa Lafetá de Melo Franco, chefe do departamento de Educação. No mesmo dia, às 20h30, serão apresentados relatos de experiência em Dislexia, pela professora Kênia Torres Ribeiro.

Para terça-feira (22), a programação prevê a palestra “Dificuldades de aprendizagem, diagnóstico e indicações terapêuticas”, a ser ministrada pelo professor César Rota Júnior (Unimontes). Às 20 horas, abordagem do tema “Para que diagnosticar? Os usos e abusos de classificações diagnósticas na Educação”, pela professora Simone Monteiro Ribeiro (Unimontes).

No terceiro dia do seminário, às 19 horas, será ministrada a palestra “Metodologia Ativa, pelas professoras Renata Cordeiro (Unimontes) e Maria das Graças Mourão (Unimontes). Às 21 horas, acontecerá a palestra “Jogos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem”, pelo professor Wellington Danilo Soares (Unimontes). No último dia (24), apresentação do Nusi, pela professora Simone Maria Oliveira Azevedo Rocha, e a palestra “O processo da cognição humana”, pela geriatra Ariane Gonzaga Durante (Unimontes).