Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Pró-reitor da Unimontes convidado para integrar comissão de avaliação de periódicos da Capes/MEC

O professor e pesquisador Hercílio Martelli Júnior, pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi convidado pela  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), para integrar a Comissão Nacional Interdisciplinar de Avaliação dos Periódicos Científicos.  A referida comissão é composta por pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Um dos parâmetros importantes da pós-graduação brasileira refere-se à produção técnica e científica em periódicos, livros e eventos científicos. Para avaliar as produções científicas, a Capes/MEC utiliza como referência o sistema Qualis. Este sistema de análise avalia a importância e qualidade das revistas científicas mundiais, baseado nos seus fatores de impacto e bases de indexação.

O professor Hercílio Martelli Júnior é docente do Departamento de Odontologia da Unimoontes, sendo titular da disciplina de Diagnóstico Bucal. Ele é professor do Programa de  Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ciências da Saúde e Cuidado Primário em Saúde da Unimontes.  O pró-reitor da Universidade Estadual de Montes Claros também é avaliador do Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa (Pibic) e consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Ele ressalta a importância do convite para compor a Comissão Nacional Interdisciplinar de Avaliação dos Periódicos Científicos da Capes/MEC. “É sempre gratificante poder contribuir com o Sistema Nacional de Pós-Graduação, particularmente, numa missão tão importante no cenário científico que é a avaliação do Qualis”, afirma o pró-reitor.