As plantas têm um local específico no campus-sede da Unimontes para a preservação e registro memorialista, com o funcionamento do primeiro Herbário da região Norte de Minas – vinculado ao Departamento de Biologia Geral – e que funciona em anexo ao Laboratório de Ecologia Vegetal da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Atualmente, o herbário conta 6.023 exemplares – distribuídos em 182 famílias botânicas – já tombados e outros em processo de tombamento.
A proposta é de transformá-lo num centro de pesquisa e de ensino com grande e rico acervo da diversidade da flora regional. Na unidade, há amostras e coleções de plantas das vegetações típicas do Norte de Minas como o cerrado, caatinga e a mata seca. O Herbário MCMG (acrônimo de Montes Claros – Minas Gerais) foi fundado em 2000 e tem como curadora a pesquisadora Maria das Dores Magalhães Veloso, doutora em Ciências Florestais e professora do Departamento de Biologia Geral.
“O nosso acervo beneficia professores e acadêmicos da comunidade científica da Unimontes e de outras Instituições de Ensino das regiões Norte, Noroeste, Vales do Mucuri e Jequitinhonha, além do Centro-Oeste mineiro. O atendimento não está restrito apenas ao depósito de plantas, mas também às visitas de universitários, estudantes e docentes de escolas secundárias de Montes Claros”, afirmou a curadora.
A pesquisadora e a equipe de acadêmicos do curso de Biologia são responsáveis pela manutenção e preservação do chamado “arquivo verde”. As espécies são criteriosamente catalogadas para pesquisas cientificas e maior conhecimento botânico.
PROJEÇÃO
O herbário está vinculado à Sociedade Brasileira de Botânica, à Rede Brasileira de Herbários e ao “Index Herbariorum” (New York Botanical Garden – NYBG) e disponível no “speciesLink” (Sistema de Informação que integra, em tempo real, a dados primários de coleções científicas, disponíveis na internet). “O herbário MCMG/Unimontes permite a todos a maior amplitude nos estudos e investigação científica das plantas”, completa a professora.
ORGANIZAÇÃO DO ACERVO – A amplitude do acervo do herbário envolve os acadêmicos, professores e pesquisadores do curso de Biologia e, ainda, também pesquisadores de outras Instituições como a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de Brasília (UnB). As amostras de plantas do acervo foram colhidas em vários lugares como os Parques Estaduais da Lapa Grande (Montes Claros) e da Mata Seca (Manga/ MG), Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pandeiros (Januária/MG), Parque Estadual da Serra do Cipó (Santana do Riacho/MG) e da Serra do Cabral (Buenópolis/MG), além do Parque Estadual Lagoa do Cajueiro (Matias Cardoso/MG) – além de outras localidades.
Para o armazenamento, as coleções científicas das plantas são devidamente desidratadas e prensadas e, posteriormente, colocadas em folha de papel especial (triplex). “Todas as informações de cada planta, assim como suas características morfológicas e ecológicas, são registradas em uma etiqueta de identificação e armazenadas no acervo. As plantas catalogadas passam por um processo minucioso que exige concentração e dedicação do pesquisador, que vão desde a desidratação, identificação e costura artesanal em papel triplex até a inserção nos armários do herbário”, acrescentou a curadora.
VISITA
O herbário da Universidade Estadual de Montes Claros está aberto para visitas e consultas para alunos e professores de escolas públicas e particulares, instituições de ensino superior, órgãos ambientais, além de instituições e profissionais que tenham interesse em conhecer o acervo. Para as visitas é necessário o agendamento prévio com a equipe do próprio laboratório de Ecologia Vegetal.
Também na região Norte de Minas, o Parque Estadual Lapa Grande, em Montes Claros, possui o registro na Sociedade Brasileira de Botânica (SBB), mas ainda sem acervo. O Instituto de Ciências Agrárias da UFMG conta com um pequeno herbário em Montes Claros – ainda em processo de registro na SBB.
SERVIÇO
Herbário “Montes Claros/MG – Unimontes”Onde funciona: Laboratório de Ecologia Vegetal/Biologia – campus-sedeFuncionamento: de 12 até as 18 horas (segunda a sexta-feira)Telefones: (38) 3229-8345 e 3229-8187e-mail: herbario.unimontes@gmail.br e dora.veloso@unimontes.br