A trajetória de crescimento da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), sobretudo na investigação tecnológica e científica e na melhoria da qualidade dos seus cursos, foi enaltecida pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, ao receber o título de Doutor Honoris Causa da instituição, na noite de terça-feira (05/09).
A distinção foi entregue em sessão solene do Conselho Universitário (Consu), realizada na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede. Presidida pelo reitor (e presidente do Conselho Universitário), professor Wagner de Paulo Santiago, a solenidade contou com as presenças de diversas autoridades, entre as quais, a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora Lavínia Rosa Rodrigues, pró-reitores, diretores de centros, chefes de departamentos, coordenadores de cursos, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos, além de conselheiros do Consu e de outros convidados.
“Sempre acompanhei com admiração a trajetória da Unimontes, criada como autarquia a partir da Constituição Mineira de 1989. Portanto, uma universidade muito jovem, mas que já desponta com uma universidade de qualidade, com grupos de pesquisa reconhecidos nacionalmente e com cursos de graduação e de pós-graduação bem avaliados”, afirmou o presidente da Fapemig, ao agradecer pela homenagem recebida.
Ele destacou que a Unimontes tem como “característica marcante” a missão de transformar a sociedade e atender os interesses da comunidade onde se insere. ”Isso tem um valor extraordinário, especialmente, numa vasta região com poucas oportunidades econômicas e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e que oferece aos seus jovens poucas oportunidades de desenvolvimento pessoal. Isso confere um valor ainda maior ao trabalho de qualidade do ensino executado e desenvolvido pela instituição”, declarou.
Também citou os cursos de pós-graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados – acadêmicos e profissionais, no total de 23, atualmente). “São todos cursos bem avaliados”, elogiou.
O professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão salientou que a Fapemig tem procurado fomentar a formação de grupos de pesquisadores e a cooperação entre as instituições. “Esta é uma forma de otimização dos recursos públicos, com grande qualidade nas pesquisas”, observou o novo Doutor Honoris Causa da Unimontes.
Desenvolvimento socioeconômico do semiárido
O professor Paulo Sérgio Beirão salientou que, na publicação dos seus editais para a liberação de recursos, a Fapemig tem procurado identificar “temas de grande interesse do estado”, nos quais existem grupos de pesquisa que podem contribuir com benefícios da sociedade. Nesse sentido, ele sugeriu que professores e pesquisadores da Unimontes venham elaborar projetos voltados para o desenvolvimento socioeconômico do semiárido.
“Já que estou recebendo esse honroso título, estou me sentindo cada vez mais acolhido pela comunidade da Unimontes, com tanto carinho que tenho recebido. Com isso, tomo a liberdade de sugerir temas que podem ter caráter multidisciplinar como, por exemplo, o desenvolvimento socioeconômico do semiárido, que já é, em grande parte, estudado na Unimontes”, afirmou.
Ele salientou que o desenvolvimento socioeconômico do semiárido é visto como uma prioridade pela Fapemig e que pode ser inserido em um “projeto estruturante, original e de grande impacto”, de caráter multidisciplinar, envolvendo diversas áreas do conhecimento. Entre as áreas estudadas, citou : ciências agrárias, ciências climáticas, ecologia, botânica, engenharias, fisiologia, educação, atendimento em saúde e direito.
O professor Paulo Sérgio Beirão assegurou que o seu sonho é que a sociedade seja “refundada com base na solidariedade e no conhecimento”. “A minha mensagem é que se constrói uma sociedade fundamentada no conhecimento. Nenhuma instituição, isoladamente, será capaz de fazer isso, mas, sim, junto com outras instituições, de forma colaborativa, poderemos avançar”, concluiu.
O homenageado com o título de Doutor Honoris Causa da Unimontes foi saudado pelo vice-reitor da Universidade, professor Dalton Caldeira Rocha, que ressaltou a carreira de Paulo Sérgio Lacerda Beirão como professor e cientista, lembrando que ele já exerceu vários outros cargos.
“Essa trajetória, junto com o legado de pesquisador, o levou à presidência da Fapemig, que, nos últimos cinco anos, investiu R$740 milhões na pesquisa em Minas Gerais”, registrou o professor Dalton Caldeira Rocha. Ele também destacou que a Fapemig já destinou mais de R$83 milhões para projetos de pesquisa e avanços na pós-graduação Stricto sensu na Unimontes.
Gratidão da Unimontes
O reitor das Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, enfatizou que a entrega do título de Doutor Honoris Causa ao presidente da Fapemig, mais do um reconhecimento ao trabalho do homenageado, foi uma demonstração de gratidão por parte da Universidade.
“Nesta noite memorável, mais do que reverenciar e reconhecer o extraordinário trabalho e o enorme legado do professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão na difusão da pesquisa científica e tecnológica, externamos a nossa gratidão ao nosso homenageado pela grande contribuição oferecida às universidades públicas mineiras, especialmente, à Unimontes e à UEMG, com sua atuação brilhante à frente a Fapemig”, disse o professor Wagner Santiago.
“A Fapemig é, sem dúvida, a mola propulsora da investigação científica e tecnológica na Unimontes. Atualmente, a nossa Universidade alcança a marca de mais de 200 projetos de pesquisa em andamento, com 174 linhas de pesquisa e 44 grupos de pesquisa”, relatou o reitor. Ele ressaltou também o seu sentimento de satisfação de poder contribuir com a Fundação de Amparo à Pesquisa como integrante do seu Conselho Curador, para o qual foi nomeado pelo governador Romeu Zema.
Durante a cerimônia também foi exibido um vídeo, com homenagem ao novo doutor Honoris Causa da Universidade. O vídeo contou com mensagem especial do governador Romeu Zema. “Transformar vidas através da educação é um trabalho nobre, que merece nossa admiração e respeito. Presto a minha homenagem ao professor Paulo Sérgio Beirão pela sua trajetória como educador e também pelo trabalho à frente da Fapemig, na qual tem contribuído muito para o desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais”, enalteceu o governador.
Presenças
Entre outras autoridades, participaram da cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa da Unimontes ao presidente da Fapemig, professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão: o ex-reitor da Unimontes professor João dos Reis Canela, o diretor-geral do Instituto Federal de Minas Gerais (IFNMG/Campus Montes Claros), professor Renato Afonso Cota Silva; o comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros Militar, coronel Júlio César Tóffoli; o comandante do 55º Batalhão de Infantaria (BI) do Exército, coronel Henrique de Queiroz Henriques; a professora Dirce Efigênia Brito Lopes e Oliveira, conselheira do Conselho Estadual de Educação (CEE-MG), representando o presidente do órgão, professor Felipe Michel Braga; e a vereadora Iara Pimentel.