Nesta quinta-feira (31/10), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) concederá o título de doutor Honoris Causa ao professor Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do MEC. A comenda será entregue em sessão solene do Conselho Universitário, presidida pelo reitor João dos Reis Canela, às 20 horas, na Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, com a participação da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, integrantes da gestão superior, professores, servidores, alunos, autoridades civis e militares e convidados.
A outorga do título de Doutor Honoris Causa ao presidente da Capes foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário, acatando proposta apresentada pelo reitor João Canela. Na proposição, ele destaca que a homenagem se justifica pela “efetiva participação do professor Jorge Almeida Guimarães no desenvolvimento do sistema brasileiro de pós-graduação” e também pelo “apoio sistêmico à área de iniciação científica e tecnológica no Brasil”.
Ele ressaltou a atuação do presidente da Capes “na expansão e melhoria do sistema brasileiro de pós-graduação, sendo um dos responsáveis pela internacionalização da pesquisa e da pós-graduação”. Além disso, observou o reitor da Unimontes, o professor Jorge Almeida Guimarães tem uma ativa participação na melhoria da educação básica e do ensino a distância no Brasil.
CURRÍCULO – Jorge Almeida Guimarães é doutor em Bioquímica pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp), com pós-doutorado no National Institute of Health (NIH) – Estados Unidos –, e Pesquisador do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele atuou como professor em diversas universidades brasileiras em todos os níveis da carreira docente. Também foi pesquisador visitante do Henry Ford Hospital, da Cornell University Medical Center e da University of Arizona, nos EUA.
Ele exerceu diversos cargos na gestão de Ciência e Tecnologia, destacando-se diretor científico do CNPq, diretor Nacional e diretor Binacional do Centro Brasil-Argentina de Biotecnologia, diretor do Centro de Biotecnologia da UFRGS, Secretário Nacional de Políticas Estratégicas e de Desenvolvimento Científico do MCT. Por dois períodos, foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Jorge Almeida Guimarães publicou cerca de 130 artigos científicos e orientou 30 mestres e doutores na área da Bioquímica Farmacológica. Recebeu diversos prêmios e condecorações de entidades e instituições e do Governo Brasileiro, entre eles, a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico.
O título de Doutor Honoris Causa é a maior distinção concedida por uma instituição universitária.