Notícias

Prêmio Mulheres em Destaque na Ciência – Protagonismo da Mulher na sociedade é destacado na Unimontes

By Ascom Unimontes

March 08, 2023

As mulheres exercem lideranças em diversos setores da sociedade, mostrando protagonismo também na ciência. Com esse reconhecimento, foi realizada nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a entrega do Prêmio “Mulheres em Destaque na Ciência” – primeira edição, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa.

A cerimônia aconteceu na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria). A premiação foi entregue a seis pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento da universidade.

Pesquisadoras premiadas posam para foto (Neto Macedo/Ascom)

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. Ele destacou que a iniciativa mostra a valorização do sexo feminino na universidade em outros segmentos da comunidade.

“Esse prêmio revela o reconhecimento do protagonismo das mulheres nos diversos setores da sociedade e também na ciência”, ressaltou o vice-reitor, cumprimentando as mulheres da instituição – professoras, pesquisadoras, servidoras e alunas, pelo Dia Internacional da Mulher.

“Estamos vivendo um novo tempo de crescimento da universidade, que envolve o ensino, a pesquisa, a extensão e também a transformação das pessoas”, afirmou o professor Dalton Caldeira Rocha.

A pró-reitora de Pesquisa da Unimontes, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, destacou que o Prêmio “Mulheres em Destaque na Ciência” foi instituído com o objetivo de reconhecer, estimular, valorizar e dar visibilidade às professoras e pesquisadores da Universidade “envolvidas na solução dos grandes desafios da humanidade por meio da ciência, tecnologia e inovação.

Foto: Neto Macedo/Ascom

“A ideia é inspirar a comunidade científica nas diferentes áreas do conhecimento e contribuir para mitigar as desigualdades de gênero na ciência”, enfatizou a pró-reitora.

Ainda na oportunidade, a professora e pesquisadora Romilda Sérgia de Oliveira, coordenadora do Núcleo de Estudos Espaço Feminino da Unimontes, proferiu a palestra “Mulheres e Universidade: desafios sociais e políticos”. Ela abordou a ocupação dos espaços na sociedade pelo sexo feminino. Destacou que na Unimontes, mais da metade do corpo docente e servidores (52,77%) é formada por mulheres.

AS PESQUISADORAS PREMIADAS

Em sua primeira edição, o Prêmio “Mulheres em Destaque na Ciência” da Unimontes foi conferido às seguintes pesquisadoras: