A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), que auxilia nas ações da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), vai organizar o concurso público da Prefeitura de Montes Claros, prevendo preenchimento de 2.484 vagas, que atenderão às áreas administrativas, técnicas, de saúde, social e operacional. A solenidade de assinatura do contrato entre o Município foi realizada nesta segunda-feira (4/03), no Gabinete do prefeito.
O contrato para a realização do concurso público da área administrativa da prefeitura foi assinado pelo prefeito Humberto Souto e pelo diretor Técnico e Institucional da Fadenor, professor Roney Versiani Sindeaux. A cerimônia contou com as presenças do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; do vice-prefeito Guilherme Guimarães, de secretários municipais, do presidente da Câmara Municipal, Junior Martins, de outros vereadores, servidores públicos e convidados.
A Prefeitura de Montes Claros promoverá ainda outros dois concursos públicos: da Guarda Municipal, para o qual também será contratada a Fadenor; e da área de educação, que será organizado da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também mediante a assinatura de contrato.
Ao participar da solenidade de assinatura do contrato na Prefeitura, o diretor Técnico e Institucional da Fadenor agradeceu a confiança do prefeito Humberto Souto e da equipe da administração municipal pela escolha da fundação para a realização do certame, considerado o “maior concurso da história do Município.” “Vamos trabalhar com lisura e transparência, dando as condições de igualdade a todos os candidatos, a fim de que o município possa contar com os melhores servidores públicos”, afirmou o professor Roney Versiani Sindeaux.
O prefeito Humberto Souto ressaltou que, ao promover o concurso público, a administração municipal demonstra o zelo com os recursos públicos e busca a eficiência na prestação de serviços à comunidade. Nesse sentido, ele ressaltou a importância da contribuição da Unimontes no processo seletivo por conta de sua fundação de apoio.
“É num momento como este que podemos mostrar a nossa preocupação com o zelo pelo dinheiro público. Mostramos que, com o chamamento da universidade e com a transparência, que nós estamos no caminho certo, para a melhoria das condições de vida das pessoas e, consequentemente, da nossa própria cidade”, enfatizou o chefe do executivo.
Ele lembrou que “uma das coisas mais importantes da vida é a promoção da justiça. E uma das formas de aferir isso é por meio do concurso público”. Destacou ainda que a realização do concurso público ´”é a oportunidade de mostrar para a sociedade como é importante o respeito às pessoas e o respeito à sociedade, fazendo as coisas dentro da lei”.
A importância da realização do concurso público pela prefeitura de Montes Claros foi enaltecida pelo vice-prefeito Guilherme Guimarães, pelo procurador-geral do Município, Otávio Batista Rocha e pela secretária municipal de Planejamento e Gestão, Celeste Leite Froes. Eles ressaltam a relevância da experiência da Fadenor na realização de processos seletivos, enfatizando também a competência das equipes de professores da Unimontes.
Elaboração de editais e períodos de inscrições e provas
O diretor técnico e institucional da Fadenor, professor Roney Versiani Sindeaux, explicou que, “a partir da assinatura do contrato, a fundação, juntamente com a comissão da prefeitura responsável pelo concurso público, vai iniciar a elaboração do edital do certame, que deverá ser concluído dentro de 30 dias”.
No edital serão estabelecidas as regras e outros detalhes do concurso o público como o período de inscrições, cargos e datas de provas. Antes de ser divulgado oficialmente, o edital deverá ser submetido à apreciação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). Ainda conforme o diretor técnico e Institucional da Fadenor, pelo cronograma definido com o município, a previsão é que o concurso das áreas técnicas, administrativas, de saúde, social e operacional da Prefeitura de Montes Claros seja realizado até o final de 2024.
Reitor destaca competência da FadenorO reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, agradeceu pessoalmente ao prefeito Humberto Souto pela escolha da Fadenor para realização do concurso da Prefeitura, salientando que o município demonstra a confiança na competência e na seriedade da fundação. Ele ressaltou que a Fadenor conta com larga experiência na realização de processos seletivos para prefeituras, câmaras municipais e outras instituições.Nesse sentido, salientou que a Prefeitura de Montes Claros, ao firmar o contrato com a Fadenor para a organização do seu concurso público, demonstra a proposta de ampliar a transparência nas contratações e de abrir novas perspectivas para aqueles que estudam para contribuir com a melhoria do serviço público, com estabilidade e possibilidades de progressão de acordo com cada plano de carreira.