Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Pós-pandemia: Festival de Inverno de Grão Mogol voltará a ser realizado em 2022

Evento é organizado pela Unimontes em parceria com o Município

O Festival de Inverno de Grão Mogol voltará a ser realizado no ano que vem depois de ter sido suspenso em 2020 em 2021, devido ao distanciamento social, medida preventiva contra a transmissão do Novo Coronavírus (COVID-19). As atividades estão previstas para o período de 15 a 31 de julho.

O evento resulta de uma parceria entre a Unimontes e a Prefeitura de Grão Mogol. O termo de compromisso para a  realização de nova edição do festival foi  assinado na sexta-feira (1º/10), pelo reitor da Universidade, professor Antonio Alvimar Souza, e pelo prefeito de Grão Mogol, Diêgo Antonio Braga Fagundes.

A assinatura do acordo aconteceu por ocasião da visita a Grão Mogol por uma comitiva integrada pela  Subsecretária de Turismo do Estado de Minas Gerais, Milena Pedrosa, pelo, subsecretário de Estado de  Cultura, Maurício Canguçu Pereira, pelo presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Sérgio Rodrigo Reis, pelo gerente regional do Sebrae Minas, Cláudio Luiz de Souza; e pela  supervisora regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF),  Margarete Suely Caires Azevedo, além do reitor da Unimontes.

Na oportunidade foi comemorado em Grão Mogol  o “Dia Mundial do Turismo”. O  evento, realizado na Casa da Cultura do Município,  contou também com a presença de autoridades e representantes de cidades vizinhas. O Festival de Inverno de Grão Mogol é organizado pela Unimontes, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão. A ultima edição aconteceu de 18 a 20 de julho de 2019, antes da pandemia do Novo Coronavírus.

Conforme o acordo assinado pelo reitor Antonio Alvimar Souza e pelo prefeito Diêgo Braga Antunes, a Unimontes deverá promover visita técnica a Grão Mogol para levantar as demandas do município e planejar as ações a serem desenvolvidas. A instituição deverá selecionar os professores e alunos que vão participar dos, minicursos, oficinas e apresentações artísticas e culturais durante o festival.

Além disso, a Universidade vai elaborar o edital do Concurso de Canções Populares, ficando responsável também pelo recebimento das inscrições para  o festival. Entre outras atribuições, competirá à prefeitura o apoio logístico na execução das ações do festival. A prefeitura deverá arcar com a hospedagem e alimentação das equipes da Unimontes envolvidas na organização do evento.