Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Pós-doutoranda da Unimontes é selecionada para “Escola Interdisciplinar FAPESP 2023: Humanidades, Ciências Sociais e Artes”.  

Evento reuniu pesquisadores do Brasil e do exterior e pós-graduandos

A pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Patrícia Giselia Batista, foi selecionada para receber bolsa de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. A Fundação desenvolve diversos cursos de curta duração em pesquisa avançada nas mais diferentes áreas do conhecimento para pesquisadores brasileiros e do exterior. Nessa linha, a “Escola Interdisciplinar FAPESP 2023, Humanidades, Ciências Sociais e Artes”, realizou evento entre os dias 10 a 13 de dezembro de 2023, na cidade de Embú das Artes, com o objetivo de oferecer a bolsistas de pós-doutorado de todo o país, conferências e reuniões com especialistas convidados nacionais e internacionais.

Patrícia Giselia Batista, foi selecionada para receber bolsa de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP – Foto: arquivo pessoal.

Os interessados em participar do evento enviaram à FAPESP suas propostas em novembro, que passaram pelas fases de habilitação e enquadramento: o deferimento dos documentos e o exame da proposta às exigências da chamada. Os candidatos que tiveram as suas inscrições habilitadas foram selecionados de forma aleatória em sorteio eletrônico. Os participantes selecionados receberam apoio financeiro da FAPESP para os custos de viagem, hospedagem e alimentação durante o encontro.

A pós-doutoranda Patrícia Giselia Batista foi uma das 60 bolsistas selecionados de 14 estados do Brasil, que desenvolve pesquisa na temática do evento. Ela é bolsista do PDPG-POSDOC/CAPES Diálogos entre História Social, ensino de História e História Pública. Ela falou sobre a conquista: “Foram quatro dias de programação intensa com debates, conferências e masterclass. Uma oportunidade incrível de trocas com especialistas e pós-doutorandos de diversas áreas das Artes, das Ciências Humanas e Sociais, do Brasil e do Exterior”.

“Pude alargar minha bagagem cultural e intelectual, estabelecer redes e conexões com estudantes de outras Universidades. Além de que, a minha participação foi um símbolo político e de resistência, enquanto pesquisadora negra, pois são espaços como estes que nos revelam que a presença de pesquisadora negra é pouco expressiva, comenta a pesquisadora Patrícia Giselia.

Patrícia Batista tem estudos nas áreas da História Social; Ensino de História; História Pública, com concentração nos Estudos Culturais; Artes contemporâneas feministas e Feminismos Interseccionais: Raça, Gênero e Classe. É professora colaboradora do PPGH Unimontes, com estágio supervisionado pelo professor e coordenador Rafael Dias de Castro.

“Minha pesquisa trata justamente das reiteradas políticas racistas que mantiveram, e ainda mantêm, mulheres afro-brasileiras invisibilizadas, afastadas e silenciadas em diferentes discursos e linguagens, como no campo do conhecimento e das artes”.

O coordenador do PPGH Unimontes, professor Rafael Dias de Castro, enalteceu o desempenho da pós-graduanda. “Como supervisor do estágio de pós-doutoramento da Patrícia Batista no PPGH, me sinto honrado em poder acompanhar a pesquisa e desenvolvimento de uma pesquisadora tão potente. Mais ainda, ao ver que ela tem conquistado possibilidades e experiências importantes para sua vida acadêmica.”

O idioma oficial do evento foi o inglês e oportunizou aos participantes compartilharem seus estudos em forma de pôsteres e pitch presentation. A FAPESP.

A programação do evento pode ser conferida em https://escolafapesp2023humanas.webeventos.tec.br/programacao/