Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Política de assistência estudantil em MG é tema de obra co-produzida por professores da Unimontes

Um relato sobre as experiências da Unimontes, com reflexos positivos na Assistência Estudantil no Ensino Superior de Minas Gerais, está entre os destaques no livro lançado pela Editora Unioeste, da Universidade Estadual do oeste do Paraná. Intitulada “Relatos de Experiências Exitosas das Instituições de Ensino Superior (IES): Formação do Docente do Ensino Superior, Assistência Estudantil e Assistência Pedagógica”, a obra apresenta os resultados dos trabalhos da Câmara de Graduação, da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

CONFIRA:

O capítulo que apresenta detalhes sobre a assistência estudantil em Minas Gerais é assinado pelas professoras Jussara Maria de Carvalho Guimarães, pró-reitora de Extensão, Noêmia de Fátima Silva Lopes e Geusiane Pereira Silva Nascimento e pelo professor Diego Tabosa da Silva – estes do curso de Serviço Social da Unimontes.

“Além de reflexões sobre a temática, o trabalho destaca aspectos importantes sobre a implantação da política de Assistência Estudantil para a Unimontes e para a Universidade do Estado de Minas Gerais”, destaca a professora Jussara Guimarães.

O livro completo está estruturado em três partes: 1) Formação Pedagógica de Docentes da Educação Superior; 2) Assistência Pedagógica ao Discente e 3) Inclusão Social.

DETERMINANTE

No primeiro semestre deste ano, a Unimontes teve participação determinante para a elaboração do texto da Lei nº 22.571, sancionada pelo governador Fernando Pimentel em seis de julho último, que regulamenta as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso e para a promoção de condições de permanência dos estudantes nos cursos – técnicos de nível médio, de graduação e pós-graduação – mantidos pela UEMG e pela Unimontes.

Dentre os pontos da legislação, a permanência do sistema de reserva de vagas para egressos de escola pública, afrodescendentes, pessoas com deficiência e indígenas (total de 45%) – inclusive nos programas de mestrado e doutorado. Institui, ainda, o Programa de Assistência Estudantil para estudantes de baixa renda, com foco na permanência dos alunos nos cursos – medida para reduzir a evasão.

As instituições que colaboraram diretamente com o livro foram as Universidades Estaduais do Maranhão (UEMA), Londrina (UEL), Mato Grosso (Unemat), Vale do Acaraú (UVA/Ceará), Maringá (UEM), Centro-Oeste/Paraná (Unicentro), Oeste do Paraná (Unioeste), Ciências da Saúde/Alagoas (Uncisal), Rio de Janeiro (UERJ), Santa Catarina (Udesc), Rio Grande do Sul (UERGS) e, ainda, o Centro Universitário de Franca (UniFacef), Universidade de Rio Verde (UniRV) e Universidade de Taubaté (Unitau).