Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

“Plantando Conhecimento” completa dois anos e terá parceria com o Centro de Ciências Humanas

Com uma abordagem associada a temas como cidadania, meio ambiente, cultura, saúde e lazer, o projeto de extensão universitária “Plantando Conhecimento – Colhendo Desenvolvimento” concluiu os trabalhos de seu primeiro biênio. As intervenções de professores e acadêmicos dos cursos das áreas das Ciências Biológicas e da Saúde beneficiaram crianças, adolescentes e adultos dos Bairros Vila Castelo Branco, Quintas da Boa Vista e Eldorado.

“Nesse período, conseguimos estabelecer um vínculo muito importante entre a comunidade acadêmica da Unimontes e as comunidades atendidas”, resume o coordenador do projeto, professor Ricardo Rodrigues Bacchi, também chefe do Departamento de Biologia Geral (CCBS). Dentre as temáticas desenvolvidas até aqui estão “Bioconservação e Crescimento Sustentável”, “Sexualidade”, “Cuidados Primários com a Saúde”, “Alimentação”, “Esporte” e “Relacionamento Familiar”.

Em média, o projeto atendeu sessenta (60) pessoas a cada mês durante estes dois primeiros anos. A maioria do público é formada por crianças entre dois e 10 anos de idade. Na porção norte da área urbana de Montes Claros, numa área ao redor de indústrias, os três bairros beneficiados apresentam, ainda, consideráveis riscos de vulnerabilidade social.

O coordenador lembra que, inicialmente, o projeto foi concebido para integrar os cursos da área de saúde com estas comunidades, incentivar a extensão entre os acadêmicos e, ao mesmo tempo, identificar o público-alvo e diagnosticar as reais necessidades para o atendimento coletivo nas áreas relacionadas às atividades extraclasse dos cursos de graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

ADESíO: CIÊNCIAS HUMANAS

Crianças aprendem ações sustentáveis, como organizar hortas comunitárias (Christiano Jilvan)

“Agora, para o segundo ciclo, confirmamos a parceria do projeto como a direção do Centro de Ciências Humanas (CCH), de forma que os alunos e professores possam também desenvolver os projetos e atividades dos cursos de graduação e de pós-graduação na promoção da cidadania junto às três comunidades”, explica Bacchi.

A novidade ficou definida em reunião de trabalho realizada no início deste mês, na Reitoria da Unimontes, com a participação do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, a pró- reitora de Extensão da Unimontes, Jussara Maria Carvalho Guimarães; a diretora do Centro de Ciências Humanas, professora Mariléia de Souza, a coordenadora de Extensão Comunitária da Unimontes, Stephanie Biah Cerqueira, e a diretora Rede Berlaar Colégio Imaculada Conceição de Montes Claros, educadora Leda Maria Muniz Gomes.

Os planos de trabalho dos professores vinculados ao CCH e interessados em fazer parte do projeto para o período 2016/2018 serão analisados para aprovação nas reuniões departamentais a partir do segundo semestre letivo de 2015. Posteriormente, esses planos serão entregues ao Departamento de Biologia Geral. Se a adesão dos cursos dos dois centros (CCH e CCBS) for significativa, o projeto será transformado em um programa institucional da Unimontes.

Outro valor agregado ao projeto está na parceria com outras instituições de ensino superior da cidade e região. Na área de Fonoaudiologia, por exemplo, os alunos do 6º período da Funorte realizam no projeto o acompanhamento no desenvolvimento cognitivo e de linguagem nas comunidades assistidas pelo projeto. O trabalho é orientado pela professora Keilla Meire Silva Bacchi. Para novas adesões, a análise e aprovação é feita pelo conselho do Departamento de Biologia Geral.

ONDE FUNCIONA

O projeto “Plantando Conhecimento – Colhendo Desenvolvimento” é desenvolvido no Centro de Convívio Theresia Vermeylen, na Vila Castelo Branco. O espaço é disponibilizado pela Rede Berlaar de Ensino e dispõe de salas de aulas, galpão para a realização dos eventos culturais, banheiros, cozinha industrial, sala de brinquedos para as crianças e sala de trabalho para as mães.

Diante da ampliação das ações, com o envolvimento também dos cursos das áreas de Ciências Humanas, a coordenação do projeto busca um parceiro para apoio no transporte – um sábado a cada mês –, com a cessão de um ônibus. “A ajuda será extremamente importante para fazer o deslocamento dos professores, universitários e dos próprios atendidos entre as comunidades atendidas e Campus Universitário. Os trabalhos acontecerão sempre no perímetro urbano de Montes Claros”.

Outra colaboração é para a área nutricional, com a ajuda no fornecimento de lanches para o público-alvo do projeto em cada intervenção – também uma vez por mês.