Iniciativa visa a melhoria da formação de docentes para a educação básica
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi contemplada com 1.152 bolsas de iniciação à docência para os acadêmicos dos seus cursos de licenciatura, financiadas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Ministério da Educação. Também serão oferecidas 50 bolsas para os professores dos cursos de licenciatura da universidade e 144 bolsas para professores da educação básica.
A Unimontes teve 48 subprojetos aprovados no âmbito do Pibid, que é executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC. O programa tem como finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de professores em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.
Por meio da Pró-Reitoria de Ensino, a Universidade divulgou o edital do processo de pré-seleção de discentes dos cursos de licenciatura para a formação do cadastro de reserva, visando o preenchimento das vagas do Pibid. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de outubro pelo e-mail: inscricao.pibid2024@unimontes.br.
O edital completo, com as instruções para os acadêmicos e normas do programa, pode ser conferido no site www.unimontes.br.
Incentivo
Os alunos das licenciaturas, inseridos no Pibid, vão receber uma bolsa no valor mensal de R$700,00. As bolsas serão destinadas aos acadêmicos dos cursos da licenciatura da Unimontes de Ciências Biológicas, Ciência da Religião, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Música, Teatro e Pedagogia.
Os professores supervisores das escolas de educação básica, que vão acompanhar e supervisionar as atividades dos acadêmicos, também vão receber uma bolsa no valor de R$ 1.100,00.
Fortalecimento dos cursos de licenciatura
O Pibid/Unimontes é coordenado pela professora Dulce Pereira dos Santos, tendo como coordenador adjunto, o professor Rahyan de Carvalho Alves. A iniciativa conta com o envolvimento e parceria das escolas da educação básica da rede pública de ensino.
Além de incentivar a formação de professores da educação básica em nível superior e fortalecer os cursos de licenciatura das instituições de ensino superior participantes, o programa objetiva enriquecer a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura e promover a integração entre a educação superior e a educação básica, estabelecendo a colaboração mútua entre as universidades, redes de ensino e escolas em prol da formação inicial de professores.
O programa proporciona a inserção orientada e supervisionada dos estudantes de cursos de licenciatura em escolas públicas de educação básica. A meta é que os acadêmicos das licenciaturas realizem atividades com níveis crescentes de complexidade e autonomia docente, de acordo com a fase do curso em que se encontra cada licenciando, contribuindo com o conhecimento e a vivência do seu futuro campo de atuação profissional durante toda a graduação.