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Pibid/Unimontes: Educação e Pesquisa caminham juntas

By DTI

September 27, 2013

A Universidade Estadual de Montes Claros conta, atualmente, com 932 bolsistas cadastrados pelo Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (Pibid/Unimontes), entre acadêmicos, coordenadores de área e supervisores de escolas públicas de ensino básico. O programa contempla 42 subprojetos em 16 cursos de licenciatura.

O balanço foi apresentado durante o IV Seminário de Formação Continuada do Programa de Bolsa Institucional de Incentivo à Docência, realizado na tarde dessa quinta-feira (26/09), na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício (campus-sede), como parte  integrante do VII Fórum de Ensino. Pesquisa, Extensão e Gestão (Fepeg).

Os números foram anunciados pela coordenadora do Pibid/Unimontes, professora Silvana Diamantino França, que também destacou os impactos e avanços conquistados nos últimos três anos pelo programa: “A adesão da Unimontes aos programas de formação docente demonstra a visão inovadora da Instituição e um novo olhar da docência em relação ao Ensino Superior”, comentou a professora. 

Na oportunidade, houve o debate sobre a “Articulação do PIBID/Unimontes com os projetos políticos pedagógicos, subsidiando as mudanças nos cursos de licenciatura”.

Ao abrir oficialmente o seminário, o reitor João dos Reis Canela enfatizou a importância do programa na formação dos acadêmicos  e na melhoria da educação nos níveis básico, fundamental e médio.

Ele salientou o papel relevante que a Universidade exerce ao incentivar os acadêmicos das licenciaturas a participar efetivamente dos projetos de iniciação científica oferecidos pela instituição.

Coordenadores de áreas, supervisores e diretores de escolas fizeram parte da mesa dos trabalhos. O evento contou também com a participação de alunos das escolas públicas conveniadas com a Universidade, além de egressos do Pibid/Unimontes.

Os acadêmicos Raian Alves e Érica Lopes, que foram contemplados pelas bolsas de incentivo à docência, desenvolvem, atualmente, pesquisas em áreas distintas para cursos de mestrado. Eles testemunharam que, por meio da iniciativa, não só perceberam melhorias no desempenho dos estudantes do ensino fundamental como acompanharam a evolução da iniciação científica: “O Pibid significa mudanças e vejo como fundamental importância a atuação dos professores nas séries iniciais para a melhoria da educação pública”, observou Raian.

A professora Luzimara Braz Machado, coordenadora do sub-projeto Pidib Ciências Biológicas, chamou à atenção para a adequação das propostas à realidade das licenciaturas oferecidas pela Unimontes. “O momento é de repensar a realidade escolar, resgatando as práticas escolares à realidade atual”, observou Luzimara.

“Não se faz educação sem pesquisa, pois as duas áreas caminham juntas. Essa situação se mostrou evidente no modelo de ensino que professores, pesquisadores e pró-reitores desejam para a formação dos estudantes e futuros docentes. Todos sabem que, para que tenhamos um futuro melhor, surgem, hoje, desafios, novas perspectivas e excelentes ideias”. A afirmação  foi feita pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto.

“As experiências devem ser expandidas e orientadas a ponto de construirmos uma nova gestão nas escolas, influenciando diretamente a sala de aula com as propostas pedagógicas do PIBID/Unimontes”, assegurou João Felício que divulgou ainda a ampliação do programa em 2014.

CULTURA – Durante a mesa-redonda, houve apresentações musicais de acadêmicos dos cursos de licenciatura da Unimontes e de escolas públicas. Dentro da proposta de otimização da formação inicial e melhoria do ensino básico (fundamental e médio), eles participam efetivamente dos projetos culturais oferecidos no âmbito da Universidade, como corais, bandas escolares e grupos de teatro e artes circenses.

A programação do VII FEPEG prossegue nesta sexta-feira (27) e termina no sábado (28). CONFIRA PROGRAMAÇÃO