Professora Ivana Ferrante Rebello é uma das referências no País para a obra de João Guimarães Rosa (Divulgação)

Conteúdo do Site Antigo

Pesquisadora da Unimontes será expositora em audiência federal sobre os 110 anos de Guimarães Rosa

By DTI

June 18, 2018

A professora  Ivana Ferrante Rebello, da Universidade Estadual de Montes Claros, será uma das expositoras da Audiência Pública que a Comissão de Cultura, da Câmara dos Deputados, promoverá em homenagem aos 110 anos de nascimento do escritor mineiro Guimarães Rosa. As atividades estão programadas para esta quarta-feira (20/6), no Plenário 10 do Legislativo (Anexo II), em Brasília/DF.

Docente do Departamento de Comunicação e Letras, a professora da Unimontes fará a exposição a partir das 13h30. O evento no Distrito Federal atende requerimento da  deputada federal Raquel Muniz (MG), presidente da Comissão de Cultura da Câmara Federal.  Entre outros, também foram convidados para a audiência o diretor do Museu Casa Guimarães Rosa (Codisburgo), Ronaldo Alves; e a professora Mônica Gama, professora do departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e especialista na obra do escritor mineiro; e a senhora Dora Guimarães, responsavel pelo Grupo “Miguilim”, de contadores de histórias, constituído por crianças e jovens de Cordisburgo e que divulga a obra de Guimarães Rosa. 

Ivana Ferrante Rebello possui doutorado sobre a chamada “obra rosiana”. Em novembro último, lançou o livro “O Anel que Tu me Deste: Grande Sertão: Veredas – Uma História de Amor que virou Livro”, pela Editora Unimontes, elaborado a partir de uma pesquisa sobre o trabalho icônico de Guimarães Rosa.

A partir de estudos desenvolvidos no âmbito do doutorado, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Unimontes, a professora desenvolveu uma série de trabalhos, com a realização de palestras e explanações em vários estados do Brasil e, ainda, em países como França e Portugal.

Para a professora e escritora, “é um orgulho, representar a Unimontes e a região no evento”. No livro lançado no ano passado, a professora Ivana Rebello aborda as perspectivas da criação literária, as influências e o aspecto linguístico usado por João Guimarães Rosa na obra-prima Grande Sertão: Veredas. Esta foi uma das quatro obras financiadas a partir de edital da Editora Unimontes, com o objetivo de contemplar trabalhos científicos de pesquisadores da Universidade.

SERVIÇO110 anos – nascimento de Guimarães RosaAudiência Pública – Câmara dos DeputadosData: 20 de junhoHorário: 13h30Expositora: professora Ivana Ferrante Rebello (Unimontes)Local: Plenário 10 (Anexo II) – Câmara dos Deputados/Brasília-DF