Notícias

Pesquisadora da Unimontes entre as debatedoras na ALMG sobre os desafios dos 15 anos de Lei “Maria da Penha”

By Christiano Lopes Jilvan

August 05, 2021

Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Gênero e Violência” da Universidade Estadual de Montes Claros, a professora doutora Cláudia Maia será uma das explanadoras convidadas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para o debate público “Avanços e desafios nos 15 anos de vigência da Lei Maria da Penha”.

O evento acontece nesta sexta-feira (6/8), a partir das 9 horas, organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALMG. Participam as representantes do Tribunal de Justiça (TJMG), Ministério Público (MPMG), Polícia Civil, Defensoria Pública (DPMG), OAB, UFMG, ONG’s e prefeituras. A transmissão será pela TV Assembleia e pelo portal www.almg.gov.br.

Embora a Lei Federal 11.340 tenha uma década e meia de existência, como instrumento legal para assegurar às mulheres o direito à vida sem violência, a realidade esbarra nos históricos de agressões e, mais além: crimes que culminaram em mortes.

“NORTE LIDERA”

“Em 2021, aqui no Norte de Minas, nos deparamos com o elevado número de feminicídios. De janeiro a junho deste ano foram seis mulheres assassinadas por companheiros ou ex-companheiros, o maior número entre as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP’s) de todo o Estado”, adianta a professora. Em julho, a região registrou mais um caso de feminicídio.

Ao mesmo tempo, a pesquisadora da Unimontes ressalta o quanto é importante valorizar o trabalho combativo da Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulheres em Montes Claros e no restante da região.

“Ainda percebemos a ausência de políticas públicas estaduais e um orçamento específico para o enfrentamento da violência às mulheres, em especial para ações de prevenção em médio e longo prazo”, comenta a professora, ao adiantar um dos pontos que apresentará no evento da Assembleia Legislativa.