Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Pesquisa realiza mapeamento histórico do curso de Matemática

Estudo vai levantar os dados sobre o número de profissionais graduados pelo curso de Matemática durante 30 anos (foto: arquivo DDI)

Um estudo desenvolvido na Universidade Estadual de Montes Claros vai apresentar o mapeamento histórico do curso superior de Matemática no Norte de Minas. A pesquisa “Um Lugar: Muitas Histórias – O Processo de Formação de Professores de Matemática na Região de Montes Claros”, de autoria da professora Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, apresentará o perfil dos profissionais da área graduados desde a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) até a atual Unimontes, no período de 1960 a 1990.

De acordo com a pesquisadora, que atua junto ao departamento de Educação da Unimontes, o trabalho começou há um ano e meio e faz parte do estágio inicial de sua tese de doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – que tem como orientadora a professora Maria Laura Magalhães Gomes.

“A história da graduação de Matemática em nossa cidade se confunde com a da própria Unimontes, pois o curso surgiu praticamente junto à FUNM”, explica a professora, cujo doutorado é financiado através de bolsa do Programa de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

LEVANTAMENTO PRELIMINAR

A conclusão do estudo acontecerá daqui a dois anos e meio. O levantamento preliminar consiste na consulta de nomes e na identificação dos locais de trabalho dos licenciados pela Unimontes em Matemática, assim como pesquisas documentais, acesso aos programas de disciplinas, fotografias e entrevistas com as pessoas que contribuíram, por exemplo, com a elaboração do Projeto Político-Pedagógico do curso.

Em linhas gerais, serão coletadas informações sobre a motivação para a criação do curso, estrutura curricular, objetivos, corpo docente, recursos físicos e financeiros para o início e funcionamento pleno da graduação, dentre outros pontos.

“Os relatos das experiências serão de suma importância para conhecimento das experiências vivenciadas no processo de formação relacionadas ao curso”, analisa a Shirley Almeida, ao destacar os movimentos da comunidade regional no início da década de 60 para a criação de uma instituição de ensino. “Os avanços na educação acompanhavam as tendências de desenvolvimento socioeconômico da década de 60”, finaliza.

Os dados preliminares dessa pesquisa foram apresentados na XXVI Reunião Latino-Americana de Educação Matemática (Relme 26), realizada ao final de julho, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). A iniciativa está relacionada ao curso de Matemática oferecido pela Unimontes integra um projeto em nível nacional desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa: História Oral e Educação Matemática (GHOEM) – de caráter interinstitucional.