Conteúdo do Site Antigo

Pesquisa promoverá o resgate dos 140 anos da Santa Casa

By DTI

September 19, 2011

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros promoverá o resgate da história e da memória da Irmandade Nossa Senhora das Mercês, que completa em 2011 seus 140 anos de existência como mantenedora da Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. O projeto foi apresentado à administração superior da Unimontes e à direção do Hospital pela equipe de professores do Núcleo de História e Cultura Regional (Nuhicre/Unimontes). Os estudos serão desenvolvidos ao longo de três anos, tendo como culminância a criação da “Casa da Memória da Santa Casa”.

Nesta terça-feira (20), às 19h30, em solenidade comemorativa ao 140º aniversário da Santa Casa, no Portal Eventos, será assinado o convênio de cooperação técnico-científica entre Unimontes e a Santa Casa para a realização da pesquisa, que prevê a captação de recursos em instituições de fomento e o apoio de empresas na iniciativa privada. Ainda na mesma data, o público poderá visitar no espaço uma exposição de objetos e fotos antigas – desde a primeira sede da Santa Casa.

“A iniciativa é de suma importância para a história de Montes Claros, evidenciando a Unimontes como agente de resgate e de valorização da cultura e, ao mesmo tempo, eleva ainda mais a Santa Casa como um inquestionável instrumento do bem”, avaliou o reitor João dos Reis Canela, durante o encontro.

O provedor da Santa Casa, Heli José Penido, considera a iniciativa da Unimontes como um marco histórico ao propor o resgate “de conquistas, superações, persistência e perseverança ao longo de 140 anos de existência da instituição”. Para ele, mesmo com tantos contratempos para o setor de saúde “a avaliação sobre a vida da Santa Casa tem um contexto altamente positivo, sobretudo por sua condição como referência em praticamente todas as especialidades”.

COMO SERÁ A PESQUISA

Segundo o coordenador geral da pesquisa, o professor Denílson Meireles Barbosa, o trabalho envolverá 11 professores, seis estagiários do curso de História e um servidor técnico-administrativo, com o envolvimento direto do Nuhicre/Unimontes, departamento de História e Diretoria de Documentação e Informações (DDI) e o apoio do departamento de marketing da Santa Casa.

A pesquisa conta com cinco subprojetos, que poderão ser financiados separadamente – havendo a possibilidade também da adoção de termos aditivos. O orçamento total pelos 36 meses de trabalho é de R$ 237.406,00. “Com o resgate da história e da memória da Irmandade Nossa Senhora das Mercês, o nosso propósito é de evidenciar a importância da Santa Casa como a maior referência da saúde do Norte de Minas em quase um século e meio de vida”, observou o pesquisador.

A implantação física da Casa da Memória encerrará a pesquisa, provavelmente em 2014, segundo explicou a professora Carla Cristina Barbosa. “Esse subprojeto, coordenado pela professora Raquel Helena de Paula, prevê um formato virtual para a internet da Casa da Memória da Santa Casa para visitação pública e, também, com o compromisso de incentivar a educação patrimonial principalmente para as escolas fundamentais”, finalizou a professora Carla Cristina.

Os pró-reitores de pesquisa, extensão, ensino e planejamento, gestão de finanças da Unimontes, professores Vicente Ribeiro Rocha Júnior, Marina Ribeiro Queiroz, Carlos Rogério Ladislau (adjunto) e Juventino Ruas de Abreu Júnior, respectivamente, participaram do evento de apresentação do projeto de pesquisa, realizado na quarta-feira (14), na sala de conferências da Fadenor (prédio 7). O superintendente Samuel Figueira também representou a Santa Casa, juntamente com integrantes do departamento de marketing daquela instituição.