Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Pesquisa e Inovação da Unimontes têm destaque em Ranking Universitário 2013


Na segunda edição do Ranking Universitário do jornal Folha de São Paulo (2013), publicado segunda-feira (9/09), e que avaliou 192 universidades brasileiras e os 30 cursos com o maior número de alunos matriculados no País, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) obteve reconhecimento nas áreas de pesquisa, inovação e na internacionalização.  

A Unimontes mereceu destaque pela boa avaliação de áreas importantes como a produção científica — aferida com base em indicadores de pesquisa, inserção internacional e inovação — e também na área de mercado de trabalho, com necessidades de melhoria no ensino, já que o ranking mede o número de doutores com tempo integral na instituição. 

No total, são avaliados cinco indicadores, divididos em 16 subindicadores, que geram rankings independentes e podem ser consultados separadamente. Na classificação geral, somados todos os pontos, a Unimontes aparece na 106ª colocação. 

O RUF considera, na avaliação da pesquisa científica, a quantidade de artigos científicos publicados e de citações recebidas. Parte dos dados do levantamento tem como base o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, como a nota das instituições no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes(Enade), que avalia acadêmicos dos cursos de graduação. 

O Ranking da Folha estabelece como indicadores de ensino avaliadores do MEC, professores com doutorado, professores com dedicação integral e nota do Enade. O curso de agronomia da Unimontes é um exemplo importante, pois aparece no ranking em 4º lugar em todo o País no indicador de mercado e 40º em ensino. Curso que agrega um número significativo de professores com título de doutor e com dedicação em tempo integral. 

A Unimontes está em sintonia com o mercado. Nos quesitos inovação, pesquisa e internacionalização, o destaque deve-se a atuação efetiva nos cenários nacional e internacional com concretas produções cientificas, publicações, recursos captados e investimentos em inovação tecnológica. 

Para o reitor, professor João dos Reis Canela, o ranking elaborado pela FSP evidencia o crescimento e aponta que a Universidade está no caminho certo. “O ranking atesta o reconhecimento dos avanços e conquistas da Unimontes em todas as áreas, principalmente na pesquisa. Demonstra, ainda, o acerto das linhas de pesquisa que vêm sendo realizadas em consonância com as exigências do desenvolvimento regional e nacional. Há de se destacar que a avaliação comprova a busca permanente de melhor qualificação dos nossos cursos de graduação”, destacou o reitor. 

Nessa mesma linha, a vice-reitora, professora Maria Ivete Soares de Almeida observa que “as boas avaliações obtidas pela Unimontes nas áreas de pesquisa e inovação retratam o incansável trabalho da Instituição na implementação de ações que visam o desenvolvimento econômico e social das regiões atendidas pela universidade”, reiterou.    

Por sua vez,  o pró-reitor de Ensino, professor João Felício Rodrigues Neto,  lembra que a Unimontes foi muito bem conceituada no ranking avaliação de mercado. “Podemos afirmar que a nossa Universidade está em sintonia com as demandas do mercado. Porém, na percepção de ensino, o ranking avalia o perfil dos professores com doutorado e com dedicação integral. Nesse contexto, a Unimontes está em pleno processo de titulação buscando aperfeiçoar a sua política de captação de profissionais. O ranking é mais um instrumento avaliativo que serve como recurso de reflexão e apontamento de direção para melhorar nossa qualidade de ensino”, finalizou o pró-reitor.