As festas juninas, além de proporcionar a alegria e diversão, aquecem o comércio com a venda dos produtos típicos da época. Embora a inflação nos seis primeiros meses de 2023 esteja abaixo do percentual do primeiro semestre de 2022, os “ produtos juninos”, neste mês, tiveram uma variação de preços acima do índice inflacionário se comparando com os valores que eram praticados em junho do ano passado.
A oscilação de preços dos alimentos mais consumidos nas festas juninas foi medida em pesquisa realizada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), vinculado ao Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O levantamento foi feito nas duas primeiras semanas deste mês, com a comparação com os preços que eram praticados no comércio varejista de Montes Claros no mesmo período de 2022.
De acordo com a pesquisa do Departamento de Economia da Unimontes, o amendoim foi o “produto junino” que mais subiu de um ano para o outro, com um reajuste de 42%, seguido do fubá (35%), ovo branco grande (33%), farinha de mandioca (23%), leite condensado (22%) e coco seco (21%).
Outros produtos consumidos nesta época tiveram os seguintes índices de reajuste entre junho de 2022 e junho de 2023: leite de coco (9%), fécula de mandioca (9%), milho de canjica branco (8%), milho de pipoca (6%), carne bovina – fraldinha e costela (6%) e leite in natura (5%). O preço da aguardente teve um aumento de 6% em um ano.
“Mais uma vez os problemas sazonais como o excesso e a falta de chuva em algumas culturas específicas, como é o caso do milho e do leite, que estão em pleno início ao período da entressafra levaram ao reajuste dos produtos”, afirma a professora Vânia Silva Vilas Boas Vieira Lopes, coordenadora do IPC/Unimontes.
Por outro lado, ela salienta que o levantamento mostrou a queda de preços em alguns produtos, como óleo de soja (- 18%), batata inglesa (-10,25%) e açúcar cristal e refinado (- 3%).