Conteúdo do Site Antigo

Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde de alunos de escolas públicas

By DTI

August 12, 2016

Terá início nesta terça-feira (16/8), na Escola Estadual Américo Martins, no Bairro Jaraguá II, em Montes Claros, a pesquisa “Saúde na Escola”, desenvolvida pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Ciências da Saúde. O estudo tem como objetivo avaliar as condições de saúde dos estudantes das unidades públicas do ensino fundamental e médio do município.

Serão avaliados 765 alunos na faixa etária de 10 a 16 anos. Além de Escola Américo Martins, o levantamento será realizado nas Escolas Estaduais Augusta Valle (Bairro Santa Laura) e Salvador Filpi (Vila Sion). As escolas foram escolhidas por sorteio e a cada visita serão examinados 40 alunos.

A pesquisa tem como coordenadora e orientadora a professora pós-doutora Carla Silvana Oliveira e Silva, do Departamento de Enfermagem, e como vice-coordenador o professor doutor André Luiz Gomes Carneiro, do Departamento de Educação Física e do Desporto. Ambos integram o Programa de mestrado/doutorado em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado). Também são co-autores da pesquisa a professora doutora Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito e o professor doutor Jairo Evangelista Nascimento.

Participam do grupo de pesquisa docentes e profissionais das áreas de Odontologia, Educação Física, Clínica Médica e fisioterapeutas, juntamente com 15 mestrandos e doutorandos e dos programas de iniciação científica da Unimontes.

A previsão é que o estudo seja concluído em dezembro próximo. As atividades na Escola Estadual Américo Martins serão iniciadas às 6h30 desta terça-feira (16), com a participação dos profissionais envolvidos no estudo. Conforme explica a professora Carla Silvana Oliveira e Silva, será feita a coleta de material dos alunos para exames laboratoriais. A proposta é avaliar os níveis de glicose (diabetes), colesterol, entre outros aspectos da saúde.

Os alunos também vão passar por avaliação física. A coordenadora informa que os estudantes que apresentarem problemas de obesidade, diabetes, colesterol elevado e outras alterações serão acompanhados por médicos, fisioterapeutas, cirurgiões-dentistas e outros profissionais da saúde, além de serem encaminhados para a realização de atividades físicas. Após 90 dias, os estudantes serão submetidos a novos exames, para verificar se os resultados foram alcançados.

SERVIÇOPesquisa “Saúde na Escola”Público-alvo: 765 alunos de escolas de ensino médio e fundamental Local: Escola Estadual Américo Martins, Bairro Jaraguá II.Data: terça-feira (16/08)Horário: 6h30