Conteúdo do Site Antigo

Pesquisa da Unimontes analisa comportamento de risco à saúde de quase 1 mil acadêmicos

By DTI

May 08, 2012

Os hábitos e estilos de vida, assim como diagnóstico dos chamados fatores de riscos mais comuns entre universitários de diversas faixas etárias, estão entre os temas relacionados da pesquisa iniciada neste mês pelo grupo Integrado de Pesquisa em Psicologia do Esporte, Exercício e Saúde, Saúde Ocupacional e Mídia (Gipesom), da Universidade Estadual de Montes Claros.

Conforme o estudo – “Comportamentos de Risco Para a Saúde de Acadêmicos” –, 960 alunos de vários cursos de todos os campi da Unimontes serão entrevistados sobre 12 comportamentos relacionados na literatura científica, entre os quais hábitos alimentares, prática de exercícios, tabagismo, sexualidade, consumo de álcool, dentre outros fatores ambientais e genéticos que podem influenciar positiva ou negativamente na qualidade de vida de cada indivíduo.

O projeto está vinculado ao departamento de Educação Física e Desporto com término previsto para 2014. Doze professores do curso participam dos trabalhos, assim como seis acadêmicos, sendo dois bolsistas de iniciação científica (CNPq e Fapemig) e dois do programa de Iniciação Científica Voluntária da Unimontes, além da participação espontânea de dois alunos do 2º período de Educação Física.

Segundo a professora Maria de Fátima de Matos Maia, todas as pessoas estão vulneráveis e expostas a fatores ambientais e genéticos e, por isso, “estudos na área tornam-se cada vez mais necessários”. Para ela, “os novos trabalhos que possam detectar os comportamentos de risco à saúde vão permitir a criação de concepções mais avançadas contribuindo, substancialmente, na elaboração e implantação de programas práticos”.

Outro objetivo do Gipesom com esta pesquisa é estabelecer perfis sócio-demográficos, psicossociais, genéticos e culturais sobre os acadêmicos da Universidade em seus diferentes campi, o que pode contribuir na implantação de programas intervencionistas da própria instituição das áreas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos em sua área de abrangência.