Pesquisadores de vários países da América Latina estarão reunidos neste mês para um evento internacional on-line organizado pela Unimontes, gratuito e aberto ao público em geral em torno do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Objetos de pesquisa de pensadores de várias universidades pelo mundo, as obras dos dois autores têm como uma das questões a problematização da contemporaneidade. A programação em agosto será entre os dias 25 e 27, com transmissões sempre às 10 horas, pelo YouTube – Canal Agenciamentos Contemporâneos.
“São autores que transitaram por vários campos epistemológicos do saber, quer seja da filosofia, ciências humanas, sociais, literatura, matemática, psicologia, psicanálise, história, antropologia, linguística, política e demais formas culturais”, destaca o professor Alex Fabiano Jardim, coordenador do Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento e do Canal Agenciamentos Contemporâneos.
O Canal “Agenciamentos Contemporâneos” é uma atividade de extensão do Laboratório de Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento – vinculado ao Departamento de Filosofia da Unimontes e que conta, também, com o apoio da coordenação didática do curso de Filosofia e do Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo).
INFLUÊNCIA MUNDIAL
Ainda segundo o docente e pesquisador, os dois autores em questão são objetos de pesquisa de pensadores de várias Universidades pelo mundo. “A Associação de Professores de Pós-graduação em Filosofia no Brasil (ANPOF) conta com um grupo de trabalho criado especialmente para tratar dos problemas suscitados pelas obras de Gilles Deleuze e Félix Guattari”, acrescenta. O professor Alex Fabiano é o coordenador do GT da ANPOF.
O Projeto tem como parceira a Universidade do Estado da Bahia, campus de Guanambi (área de Humanidades). “O Canal Agenciamentos Contemporâneos é um projeto transdisciplinar idealizado com o objetivo de criar uma ampla rede de conversações em torno de assuntos e temáticas abertas e, ao mesmo tempo, que se comunicam”, finaliza Alex Jardim.
PROGRAMAÇÃO
O encontro, com transmissão via YouTube (www.youtube.com/agenciamentos), reunirá pesquisadores e pesquisadoras de vários países da América Latina (México, Chile, Brasil, Peru, Equador, Uruguai, Colômbia, Argentina).
Dia 25 – debate com os pesquisadores Sebastián Pimentel (Peru), Julian Ferreyra (Argentina), Alfredo Perdomo (Uruguai) e Verônica Damasceno (Brasil).
Dia 26 – participam os profissionais Cristina Pósleman (Argentina), Sara Caranzoni (Equador), Bráulio Rojas Castro (Chile) e Paolo Vignola (Equador).
Dia 27 – com a análise de José Ezcurdia (México), Patrício Landaeta (Chile), Mariana de Toledo (Brasil) e Gustavo Chirolla (Colômbia).