Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Peça teatral produzida a partir de trabalho na Unimontes será apresentada no Rio de Janeiro

No período de 1º a 23 de fevereiro, sempre às sextas-feiras e aos sábados, será encenada no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, no Rio de Janeiro, a peça de teatral “Cyrano por Cyrano”. Trata-se de um monólogo resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduação em Artes/Teatro, da Universidade Estadual de Montes Claros. O monólogo será apresentado pelo ator Pedro Rodrigues, egresso da Unimontes.

A encenação tem a direção da professora Solange Sarmento, docente do curso de Teatro da Unimontes e que foi a orientadora do TCC. Pedro Rodrigues foi graduado em 2018. O espetáculo ‘Cyrano por Cyrano’ é a adaptação da peça “Cyrano de Bergerac”, baseada na vida do escritor francês de mesmo nome, de autoria de Edmond Rostand, feita pelo próprio Pedro Rodrigues.

“Para nós, do Curso de Artes/Teatro da Unimontes, a apresentação de uma peça montada como resultado de um TCC no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, é muito relevante, pois, o Rio de Janeiro é a vitrine do cenário teatral brasileiro”, afirma a professora Solange Sarmento. “A encenação também é valiosa para que as pessoas entendam a relevância do trabalho acadêmico científico que está sendo levado ao público, compreendendo também seu caráter artístico”, completa.

SINOPSE

A peça “Cyrano por Cyrano” tem duração de 45 minutos. Cyrano é um apaixonado poeta, exímio espadachim, dramaturgo, bravo soldado, grande filósofo e profundo estudioso da física, matemática e astronomia. Cyrano de Bergerac possui qualidades incomuns, porém, a feiúra as encobre, como uma sombra. O nariz avantajado é o motivo de sua frustração, esta que causa em si uma tortura, de ser acompanhado pela feiúra, embora este tenha um enorme coração.

Cyrano é enamorado pela prima Roxane, uma bela moça da sociedade francesa, que está perdidamente apaixonada por Christian de Neuvillete, um novo soldado que acabara de chegar à Companhia da Gasgonha. O conflito maior da peça é o triângulo amoroso instalado entre o amor de Roxane por Christian, o referido soldado; o desejo do seu amor, pelo aristocrático Conde De Guiche, que luta por ela e desafia o protagonista no início da trama; e por fim Cyrano que se julga não ser digno do amor de Roxane, por conta de sua feiúra.

SERVIÇO
Espetáculo: ‘Cyrano por Cyrano’
Temporada: primeiro a 23 de fevereiro (sextas e sábados)
Horário: 22 horas
Duração: 45 min
Classificação indicativa: Livre
Gênero: Teatro

Ficha Técnica
Elenco: Pedro Rodrigues
Texto: Adaptação de Pedro Rodrigues
Direção: Solange Sarmento