“Os livros de ética nos ensinam que a mãe é a casa original do ser humano, o ventre como o primeiro lugar de proteção da vida. Em todas as culturas há o seu momento ímpar; o circunscrito do quanto a maternidade é sagrada”. A mensagem é do reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, durante o evento de abertura à comemoração pelo Dia das Mães, na manhã desta sexta-feira (10/5). As atividades acontecem na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, no campus-sede, até as 15 horas, dirigidas às servidoras, professoras, acadêmicas e colaboradoras.
O hall da biblioteca recebeu uma decoração temática, com um painel – em formato de um grande livro – para assinatura e mensagens feitas pelas mães, que participaram ainda de sorteio de brindes e de um café da manhã especial. Além das mães biológicas, o reitor fez uma menção especial às mães afetivas: “o nosso total respeito às mulheres que compartilham sentimentos e emoções com os seus filhos, seja como for a relação de maternidade”.
A vice-reitora Ilva Ruas de Abreu também esteve presente à confraternização. A programação teve início com a apresentação do Trio CEM, formado pelos acadêmicos Tiago Costa, Marcos Santana e Raíssa Rodrigues, estagiários do projeto “Curso de Extensão em Música”. Os professores Igor Coimbra e Luciano Cândido deram continuidade à parte musical, com repertório de MPB.
A diretora de Bibliotecas, Roseli Damaso Garcia, destacou o trabalho coletivo da equipe do projeto “Reciclar”, Pró-Reitoria de Extensão, Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), Reitoria e voluntários para a realização das ações, opinião compartilhada pela diretora da Imprensa Universitária, Eliana Ferreira da Silva.
À tarde (de 15 às 17 horas), as mães terão acesso, também, à apresentação musical e ao atendimento na área da saúde, com os acadêmicos do curso de Enfermagem que integram a Liga de Metabolismo e Diabetes (Lambda) na aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além de sessões de beleza, com maquiagem pela equipe da Mary Kay.
“VALORIZAÇÃO”
As participantes enalteceram a importância do reconhecimento e da confraternização. Destacaram também o valor do papel de mãe. “Ser mãe é um dom de Deus. Agradeço muito por isso”, afirmou Lucimar Rodrigues Macedo, colaboradora que trabalha como auxiliar de serviços gerais.
Ela disse que dedica a sua vida à filha Vitória Gabriele, 13 anos. “Achei muito importante a comemoração do Dia das Mães na Unimontes. É muito gratificante saber que tem uma data dedicada a gente”, declarou Lucimar.
“Pra mim, ser mãe é tudo na vida”, confessou Jaqueline Lopes Nascimento Pereira, que atua no serviço de vigilância e de portaria do Campus Universitário. Jaqueline disse que “vive por conta” das duas filhas: Amanda, 16, e Andressa, 13. “Esse evento foi um encanto. Parabéns à Unimontes e a todas as mães”, afirmou a servidora.