“Não só para mim, mas para a Universidade Estadual de Montes Claros, ao completar 50 anos de existência, é motivo de extrema honra a lembrança para participar de uma solenidade como esta”. A afirmação foi feita pelo reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, durante a cerimônia de formatura do Curso Especial de Formação de Sargentos da Polícia Militar de Minas Gerais (CFES/2012), realizada na última sexta-feira (3/08) à noite, no auditório das Faculdades Santo Agostinho. Foram formados 94 novos sargentos.
Presidida pelo comandante da 11ª Região da Polícia Militar (RPM), coronel Franklin de Paula Silveira, a solenidade contou com a participação dos comandantes do 10º Batalhão da PM, tenente coronel Geraldo Brasileiro de Sales Filho; e do 50º Batalhão da PM, tenente coronel Jorge Bonifácio de Oliveira, juntamente com outras autoridades civis e militares e integrantes da gestão superior da Unimontes e convidados.
“A nossa universidade se sente profundamente valorizada por ser reconhecida por uma instituição como a gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais. Esse fato é motivo de orgulho para toda comunidade acadêmica”, afirmou o professor João Canela. Ele salientou que a PMMG, ao investir na capacitação e na formação de 94 sargentos, demonstra seu efetivo compromisso com o desenvolvimento da sociedade.
O reitor da Unimontes destacou a atuação da Polícia Militar, que marca presença nos 853 municípios mineiros. Ele também enalteceu a importância da parceria firmada entre a Universidade e a corporação. “Com o seu trabalho, além de garantir a segurança, atua diretamente no sentido de combater as injustiças sociais”, avaliou.
O comandante da 11ª Região da Polícia Militar, coronel Franklin de Paula Silveira, enalteceu a relevância do Curso Especial de Formação de Sargentos, que, segundo ele, representa mais um esforço da instituição no sentido de aperfeiçoar os seus trabalhos e reduzir os índices de criminalidade. Ele também destacou a escolha do reitor João dos Reis Canela como paraninfo dos novos sargentos e a importância das ações desenvolvidas em conjunto com a Unimontes. “A Polícia Militar sedimenta a sua parceria a Unimontes. Esta universidade faz a diferença em toda região onde atua”, assegurou.
Ainda durante a solenidade, foram prestadas homenagens aos militares que se destacaram durante o curso. Um dos agraciados foi o 3º Sargento Jéferson Alves Batista, que ficou em primeiro lugar entre todos os participantes dos cursos de formação em todo o Estado de Minas Gerais.
CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS
Realizado na Academia de Polícia Militar em Belo Horizonte e na sede da 11ª RPM, o Curso Especial de Formação de Sargentos oferece a oportunidade de crescimento na graduação militar. Foram formados 94 novos sargentos com o período mínimo de 10 anos de serviço à Corporação. As atividades foram desenvolvidas ao longo de cinco meses, com carga de aproximadamente 600 horas aulas de disciplinas teóricas (presenciais) e outras 200 horas de estágio.
A 11ª RPM é responsável pela gestão dos serviços de segurança pública em 77 cidades do Norte de Minas.