Notícias

Parceria com a PMMG: Unimontes aprimora sistema de vigilância eletrônica do campus-sede

By Ascom Unimontes

November 23, 2022

A Unimontes implementou um sistema de monitoramento de câmeras no seu campus-sede visando garantir mais segurança para a comunidade acadêmica. A Universidade busca parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para aprimorar ainda mais o seu sistema de vigilância eletrônica, que conta com 263 câmeras de segurança.

O “Plano de Segurança do campus-sede” foi discutido nesta segunda-feira (21/11), em reunião realizada entre o reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, e o comandante da 67ª Companhia da Policia Militar e do 50º Batalhão (BPM), Capitão Frederico Borges Evangelista. A parceria foi acertada durante visita de cortesia do comandante da 11ª Região da Polícia de Minas Gerais (RPM), coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, ao reitor, em setembro deste ano.

Durante o encontro desta segunda-feira, realizada no Gabinete do Reitoria, o professor Antônio Alvimar Souza enalteceu os investimentos feitos pela Universidade no sistema de vigilância eletrônica e destacou a importância da parceria com a PM, a fim de garantir a segurança e o bem-estar dos professores, servidores técnico-administrativos, alunos e usuários.

Foram discutidas ainda medidas voltadas para melhor eficiência do uso das câmeras e do sistema de monitoramento do campus universitário. A meta é a prevenção contra furtos, roubos e quaisquer outros delitos, garantindo a segurança da comunidade acadêmica e dos visitantes do campus-sede.

Na oportunidade, o reitor Antônio Alvimar Souza e o capitão Evangelista estiveram na sala de monitoramento de câmeras do campus-sede, situada em prédio anexo à Reitoria. Houve a apresentação do funcionamento de o sistema de vigilância e dos prédios e espaços que são monitorados.

Ficou acertado que a Unimontes e a PMMG vão adotar outras ações conjuntas para melhorar ainda mais o plano de segurança do campus-sede da universidade. Uma das propostas é a implementação de novos protocolos no serviço de vigilância da instituição, agilizando o acesso às câmeras do sistema de monitoramento.

O coordenador do Sistema Monitoramento das Câmeras de Vigilância Unimontes, Delson Mendes Vieira, explica que as 263 câmeras – de longo alcance – monitoram todos os espaços externos, entradas e espaços internos (corredores) dos prédios do campus-sede. A vigilância eletrônica se estende às entradas do campus, ao Restaurante Universitário, Centro Esportivo Universitário (CEU) e ao prédio da Fundação de Apoio do Desenvolvimento Superior do Norte de Minas (Fadneor) e do Centro de Educação a Distância (CEAD).

Também é feito o monitoramento dos prédios do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), do Museu Regional e da Policlínica Hermes de Paula.