“Independente de qual seja a esfera governamental, instituições como a Unimontes merecem o reconhecimento pleno. O mais importante para uma sociedade se desenvolver é a educação de qualidade”. A afirmação é do prefeito de Paracatu, Vasco Praça Filho, durante a solenidade em homenagem aos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros, na manhã dessa quinta-feira (13/12), na sede da Câmara Municipal daquela cidade. O evento encerrou as comemorações alusivas ao cinquentenário nos campi avançados da Unimontes.

A solenidade foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela, com a participação da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, o secretário da Câmara Municipal, Rosival Ferreira de Araújo; da secretária municipal de Educação, Maria José Gonçalves Santos; do coordenador do campus Paracatu, professor Valdeir Dias Gonçalves; e do gerente da Agência Paracatu e do consultor de clientes no Norte de Minas dos Correios, Diego Costa Oliveira e Oliveira Márcio Marques, respectivamente.

Homenagem dos Correios

Consultor dos Correios, Oliveira Márcio, entrega homenagem à Unimontes

“Unimontes consegue mudar a realidade das regiões onde atua de forma expoencial. Nestes 50 anos, realizamos inúmeros sonhos, alguns mais recentes, como em Paracatu, onde muita gente não mediu esforços para que o campus se tornasse realidade”, pontuou o reitor João Canela. “A partir de agora, vamos unir esforços para que possamos ampliar a oferta de novos cursos”, completou.

HOMENAGEM DOS CORREIOS

Na abertura da solenidade, o consultor Oliveira Márcio Marques entregou uma placa de homenagem dos Correios à Unimontes como reconhecimento à parceria das instituições. Entre fevereiro e dezembro, a empresa postal lançou 12 selos alusivos aos 50 anos da Unimontes em cada uma das cidades que possuem um campus. “A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos se sente honrada em disseminar este orgulho norte-mineiro que é a Unimontes. Hoje, posso dizer que todos nós somos testemunhas da história”, disse o consultor.

Logo após, aconteceram as sessões de obliteração dos selos alusivos ao campus de Paracatu, coordenadas pelo gerente local dos Correios, Diego Costa Oliveira, e acompanhadas por representantes da comunidade, imprensa e acadêmicos do campus local e dos campi de Montes Claros e Pirapora.

Público - solenidade em Paracatu

Acadêmicos acompanham homenagem à Unimontes

Em nome dos vereadores, o secretário da Câmara, vereador Rosival Araújo, considerou a solenidade como “um momento de agradecimento à Unimontes pelos benefícios oferecidos pela instituição ao Noroeste de Minas”. O prefeito Vasco Filho e o vereador Rosival Araújo foram homenageados pela Universidade como representantes dos poderes Executivo e Legislativo.
O Núcleo de Ópera, com os professores Roberto Mont’Sá e Maristela Cardoso, encerraram a solenidade com três apresentações, acompanhados pelo instrumentista Isaías Ramos.

O campus avançado da Unimontes em Paracatu funciona desde 2003, com os cursos de Pedagogia/Licenciatura e de Tecnologia em Agronegócio, com 95 acadêmicos regularmente matriculados.

 

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia