Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Palestras, diálogos e cinema movimentam a semana em ações preventivas do “Setembro Amarelo”

A comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participa de uma série de atividades inseridas na campanha “Setembro Amarelo”, dedicada às ações de prevenção do suicídio e de valorização da saúde mental. As atividades são uma iniciativa da gestão superior, desenvolvidas pela coordenação do Programa de Apoio Psicológico, Psicopedagógico e Orientacional (PAPPO), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).

Dentro da programação, nesta terça-feira (17/9), no prédio 3 do campus-sede, às 14h30, será realizada a roda de conversa “Saúde Mental: você não está só”, com palestra da professora e psiquiatra do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), professora Gislene Alves da Rocha. Ela integra a Comissão de Emergências Psiquiátricas da Associação Brasileira de Psiquiatria e também atua como médica perita da Justiça Federal e do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª região de Minas Gerais.

No mesmo dia, a roda de conversa será realizada às 19h, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), prédio 1 do campus. O assunto voltará a ser abordado na quinta-feira (19/9), às 10h, no Centro de Ciência Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do Campus Universitário.

DIÁLOGOS UNIVERSITÁRIOS

Na quinta-feira, às 19h, no auditório do CCH (prédio 2 do campus), acontecerá o evento “VIII Diálogos Universitários: Por que precisamos falar do suicídio?”. A iniciativa é do Programa de Apoio Psicológico, Psicopedagógico e Orientacional (PAPPO), também inserida nas ações da campanha “Setembro Amarelo”.

Na oportunidade, será proferida palestra pela psicóloga clínica Deborah Durães Veloso, especialista em Psicanálise e Saúde Mental, articuladora municipal do Selo Unicef e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs II) de Montes Claros.

Conforme explica a professora Andrea Lafetá Mello Franco, coordenadora do Pappo, o projeto “Diálogos Universitários” tem o objetivo de debater e chamar atenção para a valorização da vida, prevenindo o suicídio, dentro da filosofia da campanha “Setembro Amarelo”. A palestra é aberta a todos os integrantes da comunidade acadêmica e ao público em geral, com entrada gratuita.

Filme “Orações para Bobby”

Ainda inserido na programação do “Setembro Amarelo”, foi marcado para esta segunda-feira (16/9), às 19h30, no auditório do prédio 2, no campus-sede, o filme “Orações para Bobby”. O evento resulta de uma parceria entre o Pappo e o Cinema Comentado Cineclube, Departamento de Comunicação e Letras, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão. A exibição do filme será seguida de discussão a ser conduzida pela psicóloga e professora do Departamento de Educação da Universidade, Andréa Nogueira.

Na trama, a dona de casa Mary (Sigourney Weaver) é uma cristã devota que segue todos os ditames da Igreja que frequenta, até que é confrontada pela homossexualidade assumida do filho Bobby (Ryan Kelley). Mary tenta curar o filho, mas ele acaba não suportando a pressão da sociedade.

“Setembro Amarelo”

O mês de setembro tornou-se referência para as discussões e ações preventivas ao suicídio, desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 desse mês, como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A cada ano, segundo a OMS, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tenta suicídio.

Uma prática que justificou a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo, no ano de 2016. Os números apontam, ainda, o Brasil como oitavo país do mundo em suicídios, com ênfase em grupos vulneráveis, que sofrem discriminação, como refugiados e migrantes, indígenas, população LGBTI e pessoas privadas de liberdade.

Saiba mais sobre o Pappo

Mais informações pelo telefone (38) 3229-8249