Notícias

Palestra sobre Analíticas de Aprendizagem é destaque no segundo dia do Congresso Internacional da Unimontes

By Ascom Unimontes

October 26, 2023

O evento acontece de forma híbrida em Montes Claros e outras cidades

A Universidade Estadual de Montes Claros realizou nesta quarta-feira (25/10), o segundo dia de atividades do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”. O Congresso será promovido até o dia 27 de outubro, de forma híbrida em Montes Claros e nos demais campi da Universidade.

Entre as principais atividades realizadas estão a palestra Competências e metodologias na contemporaneidade pelo palestrante convidado: professor doutor Yves Félix Montagne, orientador em Ciências da Educação e da Formação Université de Franche – INSPE Besançon Comté), com transmissão on-line, tendo como moderadora a pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello.

Professor Robério Rodrigues Silva

No Auditório do Centro de Ciencias Humanas (CCH) – campus-sede da Unimontes, foi realizada a Conferência de Abertura: Processos de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil tendo como conferencista o professor Robério Rodrigues Silva da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB- Vitória da Conquista) com presença do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, professores, servidores técnico administrativos e alunos. A palestra teve como moderador o pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira.

A Conferência principal aconteceu na quadra 1 – campus-sede em Montes Claros, com o tema: Analíticas de Aprendizagem com o congressista convidado professor Associado no Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) da Universidade Federal de Santa Catarina, Cristian Cechinel e tendo como moderadora a professora Patrícia Takaki Neves, do Departamento de Ciências da Computação da Unimontes.

Professor Cristian Cechinel durante palestra no I Congresso Internacional da Unimontes – Fotos Ascom Unimontes

“Minha ideia aqui é tentar introduzir o tema das analíticas de aprendizagem, que é um tema novo tanto na área de educação como de inovação”, disse o professor Cristian Cechinel que acrescentou que explicou também que “por onde passamos vamos deixando traços digitais, seja nas plataformas que nós utilizamos, redes sociais ou simplesmente usando aparelhos de telefone, deixando nossas informações pessoais nesses sistemas que acabam monitorando a gente.”

O professor também apresentou algumas pesquisas desenvolvidas na área de analíticas de aprendizagem e algumas iniciativas que são possíveis de se desenvolver baseadas em dados, e que ajudam a proteger a trajetória do estudante.

Cristian Cechinel é professor Associado no Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) da Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Araranguá) atuando como professor permanente nos Programas de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da UFSC e em Computação (PPGC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Cristian é bacharel e mestre em Ciência da Computação pela UFSC e possui doutorado em Engenharia da Informação e do Conhecimento pela Universidade de Alcalá (Espanha).

Suas pesquisas estão voltadas principalmente para o desenvolvimento e análise de tecnologias de aprendizagem, analíticas de aprendizagem, e educação a distância. É membro ativo da Comunidade Latino Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO), foi membro da Comissão Especial em Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e editor associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE – triênio 2016-2018).

Cristian atuou como membro da Comissão Técnica do Ministério da Educação (MEC) no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para o Apoio ao Processo de Avaliação de Tecnologias Educacionais. Em 2020-2021 participou do projeto “Desarrollo de um modelo predictivo de riesgos de desvinculación educativa” que desenvolveu modelos preditivos para detecção precoce de estudantes em risco no ensino fundamental do Uruguai e financiado pelo BID.

Atualmente atua na Frente de Predição do Sistema de Alerta Preventivo e Abandono Escolar da Universidade Federal de Alagoas e que conta com financiamento do MEC. É consultor do BID na iniciativa de combate a evasão escolar em parceria do Instituto Unibanco e a SEDUC do Espírito Santo. Coordena o GT- LANSE (Learning Analytics como Serviço para Predição de Risco Acadêmico) financiado pela RNP.

Companhia de Danças Parafolclorica Saruê – Unimontes

Congresso

Na programação do evento estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, e apresentações de trabalhos científicos sediados no Campus-sede da Unimontes, no sistema híbrido com atividades presenciais e online, nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Januária, Janaúba, Salinas, São Francisco, Paracatu, Pirapora e Unaí. As palestras terão participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil. Também foram apresentados trabalhos de iniciação cientifica e oficinas

O congresso também conta com a 11ª Edição da Feira de Economia Popular Solidária: Valorização do poder popular e da diversidade regional com participantes de Montes Claros e região, comidas típicas, artesanato, apresentações musicais, Núcleo do Pequi e produtos regionais está sendo realizada até 26 de outubro, no campus- sede, entre às 10:00 e 19:00 horas.

A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros.

Acompanhe o I Congresso Internacional pelo site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br e também pelo Youtube da Unimontes.