Palestra aborda “Melhorar a Comunicação entre Profissionais de Saúde”

By Wesley Gonçalves De Souza

September 30, 2019

A melhoria dos processo de comunicação é uma das ações dos serviços de saúde para assegurar mais segurança o melhor atendimento aos pacientes. A questão também é uma preocupação do Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

“Melhorar a Comunicação entre Profissionais de Saúde”. Este foi o tema de palestra ministrada no HUCF, que contou com a participação de mais de 70 profissionais dos diversos setores do hospital, na manhã de quinta-feira (26/09). O evento foi inserido nas atividades do “Escritório da Qualidade”,que tem como objetivo promover a qualidade da assistência e o desenvolvimento da “cultura de segurança” no Hospital Universitário. O “Escritório” é gerenciado pela nutricionista  Denise Carneiro Silva.

A palestra  foi ministrada pela educadora  Nilsa Maria de Arruda Yamanaka que é educadora do Consórcio Brasileiro de Acreditação, representante da Joint Commision Acreditation Internacional e gerente de Qualidade de Riscos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Os servidores do HUCF conheceram uma importante ferramenta que vem sendo utilizada em diversos hospitais nacionais para melhorar os processos de comunicação e informação com o objetivo de garantir a  segurança dos pacientes, por meio de uma linguagem padronizada entre os profissionais de saúde. Trata-se da Ferramenta SBAR, sigla em inglês que significa Situação, Histórico/Dados, Avaliação e Recomendação.

“Essa ferramenta é bem simples de ser usada, pois a metodologia logística de comunicação e informação utilizadas pelos grandes hospitais é de fácil compreensão. Com ela, a comunicação é efetiva e eficaz para a segurança do paciente, afirmou Nilsa  Yamanaka. “Temos que criar uma cultura de construir o diálogo de forma a nos comunicar e não punir. É nas dificuldades que devemos enxergar as oportunidades de crescimento”, completou.

Ela ressaltou, porém, que “a construção deve ser coletiva, pois é um processo alinhado e que todos participem. O que se aprende aqui hoje, não deve ficar aqui, mas replicado para os demais colegas que não puderam participar”.

Servidora do HUCF, Luciene Almeida, ressalta a importância do uso da ferramenta para a implantação do Protocolo de Segurança do Paciente “Melhorar a Comunicação entre os Profissionais de Saúde, uma vez que, as informações devem ser repassadas de forma objetiva e direcionada e, com isso irá garantir a continuidade do cuidado assistencial”, afirma.

A técnica administrativa Ana Cláudia Aparecida da Silva, que trabalha como servidora na Pediatria/Auditoria do Hospital Universitário,  ressaltou a importância da palestra e a força do comunicar-se de forma objetiva e clara. “Essa nova ferramenta dará certo se for colocada em prática por todos nós, pois nos permite uma comunicação mais eficiente. E o nível da profissional que ministrou a palestra foi de grande relevância, pois ela explicou de forma bem simples, mas com grande conhecimento”, disse a servidora.

A superintendente do HUCF, Príscilla B. Menezes agradeceu a palestrante e reforçou aos presentes para que fossem multiplicadores do conhecimento. “Temos grandes profissionais que atuam aqui nas mais diversas áreas. Peço a vocês que sejam multiplicadores do conhecimento. Tivemos uma manhã muito proveitosa e um grau de empreendedorismo bastante elevado. É possível, sim, aplicarmos o método SBAR no Hospital Universitário de forma eficiente e com qualidade para o bem-estar dos nossos pacientes”, finalizou a superintendente.