Apenas 276 candidatos não compareceram ao local de prova na manhã deste domingo (19/12)
Realizada na manhã deste domingo (19/12), a 1ª etapa do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2020), da Universidade Estadual de Montes Claros, teve apenas 9% de abstenções. Dos 2.999 candidatos inscritos, 276 não compareceram aos testes. Todos os protocolos de segurança foram respeitados, com distanciamento das cadeiras e o acesso restrito às salas com o uso de álcool em gel, aferição da temperatura corporal e uso obrigatório de máscaras.
Os exames prosseguem à tarde, de 15 às 19 horas, para os inscritos nas 2ª e 3ª etapas.
Segundo a coordenação do PAES/Unimontes, não houve qualquer contratempo nos prédios reservados para as provas em Montes Claros (seis sedes), Belo Horizonte, Brasília de Minas, Janaúba, Salinas e Paracatu. Chamou a atenção o suporte dos pais e responsáveis, acompanhando os candidatos até a porta dos prédios, sendo que alguns até se dispuseram a ficar nas áreas de convivência do campus-sede à espera dos filhos.
“SEM COMPLICAÇÕES”
Levi Augusto Barbosa, aluno da Escola Estadual Alcides Teixeira Carvalho (Polivalente), foi o primeiro candidatos a terminar os exames e deixar o prédio 1, no campus-sede da Unimontes. Segundo ele, não houve complicações nas questões interpretativas, mas revela que sentiu dificuldades com as provas de Exatas.
“Me senti à vontade para fazer a prova num fôlego só”, diz o estudante de 17 anos, que faz planos para seguir o vestibular seriado e tentar se ingressar na Unimontes no curso de Medicina.
Aluna da Escola Estadual Doutor Odilon Loures, em Bocaiuva, a 42 quilômetros de Montes Claros, Maria Eduarda Ribeiro da Silva considerou a prova como “pontual”, mesmo que as questões de Química tenham exigido mais tempo. “É uma dificuldade pessoal minha, mas que estou me dedicando mais para assimilar mais os conteúdos”, acrescenta. A jovem pretende cursar Direito.
Por coincidência, os amigos Fernando Almeida (16 anos) e Andrey Silva (17) terminaram os exames quase que ao mesmo tempo. Para eles, de certa forma, o adiamento do PAES por causa da pandemia, teve alguns pontos positivos, já que a primeira etapa trouxe o conteúdo que viram no ano passado, quando cursaram a 1ª série do ensino médio.
“Não tive maiores dificuldades”, disse Fernando, que é aluno do curso na área de TI no ensino técnico no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais(IFNMG). “Posso dizer que a interpretação não foi tão puxada, um pouco mais leve do que eu estava acostumado”, destacou Andrey.
Os gabaritos serão divulgados nesta segunda-feira (20/12).