Conteúdo do Site Antigo

PAES/2016: Unimontes registra índice de 8,61% de abstenção

By DTI

December 11, 2016

Com um índice de abstenção de 8,61%, a Universidade Estadual de Montes Claros (PAES/Unimontes) realizou neste domingo (11/12), as provas correspondentes às três etapas do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior. Dos 13,2 mil candidatos inscritos no PAES/2016, 1.144 não compareceram aos exames. Os gabaritos e as provas estão disponíveis  no portal eletrônico da Comissão Técnica de Concursos (Cotec/Unimontes) a partir desta segunda-feira (12/12).

O resultado final do PAES será divulgado até 17 de fevereiro de 2017, sendo que somente os inscritos na 3ª etapa concorrem às 755 vagas oferecidas pela Unimontes (64 cursos). Medicina é o curso mais concorrido do vestibular seriado, com 20,2 candidatos/vaga, seguido por Odontologia (16,8), Direito Noturno (15,3), Direito Matutino (13,1), Administração (11,7) e Engenharia Civil (11,3).

As provas foram aplicadas no campus-sede e em mais 11 cidades do Norte e Noroeste de Minas e do Vale do Jequitinhonha. Não houve maiores incidentes, mesmo com a chuva fina registrada nos horários de entrada dos candidatos aos locais de prova, pela manhã e à tarde. Por comunicado, a Cotec informou sobre a anulação das questões 4 e 5 de Literatura Brasileira nas provas da 3ª etapa, por divergência de conteúdo, já que fazia alusão às obras indicadas para a 1ª etapa. Os pontos serão redistribuídos para as questões restantes, conforme previsto em edital.

Leia também

Em Montes Claros, um candidato foi eliminado por porte de telefone celular. Mesmo que desligado, portar aparelhos eletrônicos é terminantemente proibido conforme o edital. Outros estudantes não tiveram acesso aos prédios, já que não portavam com documento oficial – com foto.

Aluno do 1º ano do Instituto Federal, em Montes Claros, Leonardo Saulo Alves (16 anos) optou em estudar por conta própria na preparação para a 1ª etapa do PAES/2016. “Concentrei mais na revisão de conteúdo, com estudos em casa mesmo”, disse o jovem, que recorreu, ainda, às vídeos-aulas. “Achei mais difícil que as provas do Enem, mas acredito em um bom desempenho, especialmente em Matemática”, completou Leonardo.

Já Gustavo Ferraz, de 15 anos, revelou que teve certa dificuldade com a prova de Matemática, mas, na auto-avaliação, entende que se compensou em outro tema na 1ª etapa. “Não tive tanta dificuldade com a prova de Química”, analisa. O resultado final do PAES será divulgado pela Unimontes em 20 de janeiro de 2017.

ESPORTE

As paralimpíadas, realizadas recentemente no Brasil, foram o tema central da prova de redação válida na 3ª etapa do PAES. “Um tema atual, que foi amplamente discutido pelas mídias e, por isso de fácil compreensão”, disse Ronílson Murça Segundo, da cidade de Francisco Sá (Norte de Minas) e candidato a uma vaga no curso de Direito/Noturno. Na sua abordagem, revela que fez associações do tema às teorias de Charles Darwin sobre adaptação do homem ao meio.

Emily Gabriely Andrade, de 17 anos, também fez os exames da 3ª etapa e concorre a uma vaga ao curso de Administração. Na preparação, optou por aulas particulares e acredita que está bem na disputa pelo acesso à Unimontes. “Nas minhas contas, preciso de mais 120 pontos num total de 300 para ser aprovada. Fiz as provas com muita tranqüilidade e me senti preparado para resolvê-la”, afirmou.

Aluno da Escola Estadual Elói Pereira, Luiz Gustavo Almeida Ramos (17 anos) realizou os exames da 2ª etapa do PAES e mesmo conhecedor do estilo de prova da Unimontes, teve dificuldade para responder as questões de Matemática e Biologia, por exemplo. “As aulas de reforço me ajudaram, mas precisarei estudar mais para o próximo ano”, justificou.

SERVIÇO

Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino SuperiorPAES/2016Candidatos: 13,2 milAbstenção: 8,61%Locais: Montes Claros, Almenara, Belo Horizonte, Bocaiuva, Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora, São Francisco, Salinas e Unaí.Informações: www.cotec.unimontes.brTelefone: (38) 3229-8080