A prevenção é a melhor receita para o combate ao câncer de mama. Pois, as chances de cura da doença são de 95% quando é feito o diagnóstico precoce. A importância da ação preventiva foi reforçada durante o lançamento oficial da V Exposição “Vida Rosa: Um Novo Olhar”, em frente ao prédio da Reitoria, no Campus da Universidade Estadual de Montes Claros, na noite dessa segunda-feira (16/10).
O evento marca a participação da Unimontes na campanha “Outubro Rosa”, em parceria com a Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho. A mostra é coordenada pela equipe do Projeto de Extensão da Unimontes – “Vida” –, que há 13 anos atende pacientes em diversos estágios do tratamento do câncer de mama, desde o controle até a reabilitação.
A solenidade contou com as presenças do reitor, professor João dos Reis Canela, do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e da presidente da Associação Presente, a médica oncologista Priscila Miranda Soares, o vereador Soter Magno, juntamente com as pessoas homenageadas como madrinhas e padrinhos do “Outubro Rosa”. Participaram, ainda, as pacientes atendidas pelo Projeto Vida, que é coordenado pela professora Claudiana Donato Bauman.
VALORIZAÇÃO
Na oportunidade, o reitor João Canela cumprimentou a coordenação do Projeto Vida, da Associação Presente e toda equipe envolvida nas ações do “Outubro Rosa”. Destacou que se sente engrandecido por contribuir na campanha, que chama a atenção para a importância da prevenção contra o câncer de mama e valoriza a vida.
Confira
“A Unimontes se orgulha de se envolver nesta campanha, que é uma demonstração de solidariedade e amor à vida. Abraçamos esta iniciativa, que é uma apologia à vida”, afirmou João Canela. A importância da campanha também foi enaltecida pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza.
Durante o evento, a presidente da Associação Presente, Príscila Miranda, enfatizou a importância fundamental do exame para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ela lembrou que o exame dentro do tempo hábil garante a cura de 95% dos casos.
De acordo com a especialista, no Brasil ocorrem 60 mil novos casos da doença por ano. As estatísticas apontam que, dentro de cada grupo de oito mulheres, uma delas deve ser acometida pelo câncer de mama, que também responde por 25% dos diagnósticos de tumores. Daí, a importância da campanha Outubro Rosa para estimular as mulheres a fazerem o autoexame e realizar mamografia regularmente.
Priscila Miranda também ressaltou que é importante que as mulheres mantenham hábitos preventivos. Além de evitar o cigarro e o consumo de álcool, elas devem ter uma alimentação saudável e realizar exercícios físicos regularmente. Nesse sentido, na manhã de domingo (22/10), será realizada em Montes Claros a corrida “Outubro Rosa”, associada a uma caminhada, que terá largada na Praça dos Jatobás.
HOMENAGEM
Ainda durante a cerimônia em frente ao prédio da Reitoria, foi prestada homenagem póstuma à jornalista Rosângela Alves Mendes, que já foi madrinha do “Outubro Rosa”, falecida em 2 de junho deste ano. A homenagem foi recebida por um filho da jornalista.
A EXPOSIÇÃO
A exposição fotográfica, organizada pela equipe do Projeto de Extensão da Unimontes – “Vida”, é resultado de parcerias com diversos profissionais da cidade. A fotógrafa Júnia Rebello, pela primeira vez, fez as fotos das pacientes que estão exibidas em painéis. Atualmente, são 38 mulheres assistidas pelo projeto. A produção de maquiagem e cabelo também teve a parceria da Trancosos Beauty, com 15 profissionais na produção, além do trabalho da design Renata Fagundes Neryf (sobrancelhas).
A exposição será itinerante. Inicialmente, pode ser conferida no andar térreo da Reitoria. No dia 19 de outubro, às 20 horas, será levada para o espaço do Shopping Ibituruna. No dia 22, às 7h, na Praça dos Jatobás, durante a caminhada “Outubro Rosa”, e, no dia 23 de outubro, às 19h30, no Montes Claros Shopping Center.